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Edição Atual

v. 25 n. 87 (2025): Quais currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias? Disputas, resistências e criação de possíveis em problematizações.
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Continuamente, precisamos repensar como dizemos, escrevemos e pensamos os currículos e as infâncias, assim propomos neste dossiê rasgar os sentidos postos sobre currículos e infâncias para habitar a linguagem de uma outra forma, disputando sentidos sobre aquilo que chamamos de realidade. Assim como a vida, os currículos e as infâncias pulsam e não param de se movimentar, escapando, de alguma maneira, do já previsto. Sendo assim, os artigos deste dossiê não buscam instaurar de uma vez por todas os sentidos e significados sobre esses temas, mas mobilizar o pensamento para que outras formas de dizer sejam inauguradas.

Publicado: 2025-12-10

Apresentação

  • Quais currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias? Disputas, resistências e criação de possíveis em problematizações

    Danilo Araújo de Oliveira, Constantina Xavier Filha, Rita de Cassia Prazeres Frangella, Monica Vallejo Ruiz, Alboni Dudeque Pianovski Vieira
    1653-1661
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AP01

Dossiê

  • Interações e brincadeiras o currículo das infâncias como experiências do “não ver”

    Maria Clara de Lima Santiago Camoes, Rita de Cássia Prazeres Frangella
    1662-1676
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS01
    Traduções deste artigo:  English 
  • Interactions and play childhood curriculum as experiences of the 'unseen'

    Maria Clara de Lima Santiago Camoes, Rita de Cássia Prazeres Frangella
    1677-1691
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS01EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Interações e brincadeiras
  • Brincar de fazer cinema com crianças práticas curriculares feitas de sonhos, filmes e vida

    Constantina Xavier Filha
    1692-1705
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS02
    Traduções deste artigo:  English 
  • Playing at making movies with children curricular practices made of dreams, films and life

    Constantina Xavier Filha
    1706-1718
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS02EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Brincar de fazer cinema com crianças
  • Concepções de infância, de brincar e de interação em currículos estaduais brasileiros

    Marcos Vinicius Francisco, Poliana Hreczynski Ribeiro, Luana Graziela da Cunha Campos
    1719-1734
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS03
    Traduções deste artigo:  English 
  • Conceptions of childhood, play and interaction in Brazilian state curricula

    Marcos Vinicius Francisco, Poliana Hreczynski Ribeiro, Luana Graziela da Cunha Campos
    1735-1749
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS03EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Concepções de infância, de brincar e de interação em currículos estaduais brasileiros
  • Entre a convocação e a escolha a adesão ao PNLD 2022 como dispositivo de colonização curricular na educação infantil

    Isabele Lacerda Queiroz
    1750-1766
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS04
    Traduções deste artigo:  English 
  • Between summoning and choice adherence to the PNLD 2022 as a device of curricular colonization in early childhood education

    Isabele Lacerda Queiroz
    1767-1783
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS04EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Entre a convocação e a escolha
  • Infância nacionalizada tensões do discurso do “nacional” na BNCC e a política curricular de formação de sujeitos

    Phelipe Florez Rodrigues, Lhays Marinho da Conceição Ferreira
    1784-1795
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS05
    Traduções deste artigo:  English 
  • Nationalized Childhood Tensions of the “National” Discourse in the BNCC and the Curricular Policy of Subject Formation

    Phelipe Florez Rodrigues, Lhays Marinho da Conceição Ferreira
    1796-1807
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS05EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Infância nacionalizada
  • Políticas Curriculares para a Educação Infantil influências globais e traduções locais no Brasil e Portugal

    Daniela Neto Oliveira Peixer, Roseli Nazário
    1808-1823
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS06
    Traduções deste artigo:  English 
  • Curricular Policies for Early Childhood Education Global Influences and Local Translations in Brazil and Portugal

    Daniela Neto Oliveira Peixer, Roseli Nazário
    1824-1838
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS06EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Políticas Curriculares para a Educação Infantil
  • Experienciar, esperienciando inspirações derridianas para outras evidências científicas

    Nataly da Costa Afonso, Ana Paula Pereira Marques de Carvalho
    1839-1849
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS07
    Traduções deste artigo:  English 
  • Experiencing, esperiencing derridean inspirations for other scientific evidence

    Nataly da Costa Afonso, Ana Paula Pereira Marques de Carvalho
    1850-1860
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS07EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Experienciar, esperienciando
  • Desenhando currículos com a experiência da infância

    Sammy Lopes
    1861-1871
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS08
    Traduções deste artigo:  English 
  • Drawing curriculums with the times of childhood experience

    Sammy Lopes
    1872-1882
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS08EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Desenhando currículos com a experiência da infância
  • Currículos-Experimentação forças que engendram aprendizagens diferenciais na educação infantil

    Tania Delboni, Ana Paula Holzmeister
    1883-1893
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS09
    Traduções deste artigo:  English 
  • Experimental curricula forces that engender differential learning in early childhood education

    Tania Delboni, Ana Paula Holzmeister
    1894-1904
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS09EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Currículos-Experimentação
  • Bordas e tramas de um currículo vagamundo na Educação Infantil

    Mariana Cristina Pedrassa, Eduardo Pereira Batista
    1905-1919
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS10
    Traduções deste artigo:  English 
  • Edges and weavings of a vagamundo curriculum in Early Childhood Education

    Mariana Cristina Pedrassa, Eduardo Pereira Batista
    1920-1934
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS10EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Bordas e tramas de um currículo vagamundo na Educação Infantil
  • Currículo e infância: como temos recebido os recém-chegados ao mundo?

    Gabriela Venturini, Maria Alice Gouvêa Campesato, Elisandro Rodrigues
    1935-1948
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS11
    Traduções deste artigo:  English 
  • Curriculum and childhood how have we welcomed newcomers to the world?

    Gabriela Venturini, Maria Alice Gouvêa Campesato, Elisandro Rodrigues
    1949-1961
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS11EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Currículo e infância: como temos recebido os recém-chegados ao mundo?
  • Currículo em chamas Fahrenheit 451, o controle e o silenciamento da infância

    Tatiane Sperandio Fernandes Molini, Gianni Marcela Ferreira Boechard, Robson Loureiro
    1962-1977
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS12
    Traduções deste artigo:  English 
  • Curriculum on Fire Fahrenheit 451, the Control and Silencing of Childhood

    Tatiane Sperandio Fernandes Molini, Gianni Marcela Ferreira Boechard, Robson Loureiro
    1978-1992
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS12EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Currículo em chamas
  • Entre o estranho e o familiar Pedagogia da hospitalidade e currículo de portas abertas no encontro com infâncias trans

    João Paulo de Lorena, Marlucy Alves Paraíso
    1993-2019
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS13
  • Caminhando ao lado das infâncias e produzindo currículos afropindorâmicos

    Allan Rodrigues, Luis Paulo Borges, Perseu Silva
    2020-2033
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS14
  • Literatura negroafetiva antirracismo, resistências e afetos possíveis em livros literários para crianças

    Iara Tatiana Bonin, Amanda Mendonça Rodrigues
    2034-2050
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS15
    Traduções deste artigo:  English 
  • African-affective Literature Anti-Racism, Resistance, and Possible Affections in Children's Literary books

    Iara Tatiana Bonin, Amanda Mendonça Rodrigues
    2051-2067
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS15EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Literatura negroafetiva
  • Estar entre muros infâncias plurais e os currículos que se produzem nas instituições de acolhimento

    Eliane Dominico, Solange Franci Raimundo Yaegashi
    2068-2082
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS16
    Traduções deste artigo:  English 
  • Being between walls plural childhoods and the curricula produced in school institutions

    Eliane Dominico, Solange Franci Raimundo Yaegashi
    2083-2097
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS16EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Estar entre muros
  • Corpos, currículos e infâncias Experimentações em devir-criança como possibilidade inventiva em educação

    Lorena Carmo, Luana Carneiro Bezerra
    2098-2110
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS17
    Traduções deste artigo:  English 
  • Bodies, Curricula, and Childhoods Experimentations with Movements in Becoming-Child as an Inventive Possibility in Education

    Lorena Carmo, Luana Carneiro Bezerra
    2111-2122
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS17EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Corpos, currículos e infâncias
  • Currículos para as infâncias disputas, resistências e a criação de uma possível educação emancipadora, antirracista e de valorização dos professores

    Clarice Martins de Souza Batista, Evellyn Ledur da Silva, Raquel Aline Zanini
    2123-2138
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS18
    Traduções deste artigo:  English 
  • Curricula for children disputes, resistance, and the creation of a possible emancipatory, anti-racist, and teacher-valuing education

    Clarice Martins de Souza Batista, Evellyn Ledur da Silva, Raquel Aline Zanini
    2139-2153
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS18EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Currículos para as infâncias
  • Cinema nos currículos para as infâncias possibilidades e aproximações pedagógicas

    Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos
    2154-2168
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS19
    Traduções deste artigo:  English 
  • Cinema in childhood curricula possibilities and pedagogical connections

    Monica Fantin, José Douglas Alves dos Santos
    2169-2182
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS19EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Cinema nos currículos para as infâncias
  • Gênero, diferença e escola no currículo cultural de um filme de animação

    Roney Polato de Castro
    2183-2198
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS20
  • Muros da Escola pensamento e invenção na união entre escola, infância e filosofia

    Thalia Lopes da Silva, Paula Corrêa Henning, Gisele Ruiz Silva
    2199-2212
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS21
    Traduções deste artigo:  English 
  • Walls of the School Thought and Invention in the Union Between School, Childhood, and Philosophy

    Thalia Lopes da Silva, Paula Corrêa Henning, Gisele Ruiz Silva
    2213-2225
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS21EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Muros da Escola

Artigos

  • As estratégias para ler no processo de constituição do leitor cego no Ensino Superior

    Kelly Alencar Froes Fonseca, Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
    2226-2242
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO01
    Traduções deste artigo:  English 
  • Strategies for reading in the process of establishing blind readers in Higher Education

    Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Kelly Alencar Froes Fonseca
    2243-2259
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO01EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  As estratégias para ler no processo de constituição do leitor cego no Ensino Superior
  • O uso de metodologias ativas de ensino na Enfermagem o que dizem as evidências científicas?

    Claudelí Mistura Corrêa, Silvana Neumann Martins
    2260-2277
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO02
    Traduções deste artigo:  English 
  • The use of active teaching methodologies in Nursing what does the scientific evidence say?

    Claudelí Mistura Corrêa, Silvana Neumann Martins
    2278-2293
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO02EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  O uso de metodologias ativas de ensino na Enfermagem
  • “O Coco chegou!” brincando o coco alagoano com crianças pequenas em contexto de educação infantil

    Lenira Haddad, Miraíra Noal Manfroi
    2294-2314
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO03
    Traduções deste artigo:  English 
  • “Coco has arrived!” playing with the Coco from Alagoas with young children in an early childhood education context

    Lenira Haddad, Miraíra Noal Manfroi
    2315-2334
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO03EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  “O Coco chegou!”
  • A Metodologia Metacognitiva na metaformação com estudantes universitários do Brasil e de Portugal

    Evelise Maria Labatut Portilho, Doris Beraldo, Giovani de Paula Batista
    2335-2346
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO04
    Traduções deste artigo:  English 
  • Metacognitive methodology in meta-formation with university students from Brazil and Portugal

    Evelise Maria Labatut Portilho, Doris Beraldo, Giovani de Paula Batista
    2347-2357
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO04EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  A Metodologia Metacognitiva na metaformação com estudantes universitários do Brasil e de Portugal
  • O impacto do aprimoramento docente na integração da educação ambiental em planejamentos dos Anos Iniciais

    Marilda de Souza, Rivail Vanin de Andrade
    2358-2377
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.A005
  • Educação, democracia, ética e transformação social em Paulo Freire

    Valdir Borges, Peri Mesquida, Juliana Battistus
    2378-2391
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO06
    Traduções deste artigo:  English 
  • Education, democracy, ethics and social transformation in Paulo Freire

    Juliana Battistus, Peri Mesquida, Valdir Borges
    2392-2405
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO06EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Educação, democracia, ética e transformação social em Paulo Freire
  • Projeto Alfaletrar uma experiência inovadora de formação para o desenvolvimento profissional docente em Lagoa Santa-MG

    Márcia Vânia Silvério Perfeito, Solange Alves de Oliveira Mendes
    2406-2421
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO07
    Traduções deste artigo:  English 
  • Alfaletrar Project an innovative education experience of continuing education for professional teacher development in Lagoa Santa - MG

    Márcia Vânia Silvério Perfeito, Solange Alves de Oliveira Mendes
    2422-2437
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.AO07EN
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Projeto Alfaletrar
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DOSSIÊS COM PUBLICAÇÃO EM 2026

MARÇO

Dossiê: Pedagogia Histórico-Crítica – 40 anos

Editores associados:

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter – Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Lucas Teixeira – Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Rodrigo Sarruge Molina – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

 

Ementa

 Em 2025, completamos 40 anos do processo de redemocratização da República brasileira que se seguiu ao fim da ditadura civil-militar-empresarial. Este dossiê tem como objetivo reunir pesquisas que analisem a educação nessas últimas quatro décadas, focando nas lutas contra-hegemônicas de educadores e estudantes inspirados na Pedagogia Histórico-crítica (PHC), importante teoria educacional elaborada por Dermeval Saviani. O movimento coletivo a partir da PHC colaborou para as lutas travadas pelos educadores no processo de democratização do país, seja nas greves de professores nos anos de 1980, a luta do movimento estudantil nas universidades, a reorganização de associações e sindicatos de professores. Além disso, apresenta-se como resistência contra as tendências neoliberais e neoconservadoras.

Prazo de submissão: de 1º de outubro  a 10 de novembro de 2025

Previsão de publicação: março de 2026 – v. 26, n. 88

 

JUNHO

Dossiê:  Evaluación formativa y compartida en educación / Avaliação formativa e compartilhada em educação

Editores Associados:

Víctor M. López Pastor - Facultad de Educación de Segovia (Universidad de Valladolid - UVa)

Teresa Fuentes Nieto - Facultad de Educación de Segovia (Universidad de Valladolid – UVa)

Miriam Molina Soria - Facultad de Educación de Palencia (Universidad de Valladolid - UVa)

Miriam Sonlleva Velasco - Facultad de Educación de Segovia (Universidad de Valladolid - UVa).

Ementa

La Evaluación Formativa y Compartida se está extendiendo como un modelo educativo a la hora de organizar los sistemas de evaluación en educación. El concepto de “Evaluación Formativa” pone el énfasis en que la evaluación debería servir, sobre todo, para tres finalidades: (1) mejorar los procesos de aprendizaje del alumnado; (2) mejorar la calidad docente del profesorado, en un proceso de desarrollo profesional continuo; (3) perfeccionar los procesos de enseñanza-aprendizaje que se llevan a cabo en las aulas. Por su parte, el concepto de “evaluación compartida” hace referencia a la participación del alumnado en los procesos de evaluación, por las mejoras que genera en el aprendizaje y en el desarrollo de procesos de autorregulación. La investigación realizada en las tres últimas décadas está demostrando que cuando este modelo se aplica correctamente suele generar mejoras importantes en el aprendizaje del alumnado, la adquisición de competencias profesionales y el rendimiento académico, así como en el funcionamiento de las asignaturas.

Ementa

A Avaliação Formativa e Compartilhada vem se consolidando como um modelo educacional na organização dos sistemas de avaliação na educação. O conceito de "Avaliação Formativa" enfatiza que a avaliação deve servir, principalmente, a três finalidades: (1) enriquecer os processos de aprendizagem dos estudantes; (2) melhorar a qualidade docente dos professores, num processo de desenvolvimento profissional contínuo; (3) aperfeiçoar os processos de ensino-aprendizagem realizados em sala de aula. Por sua vez, o conceito de "avaliação compartilhada" refere-se à participação dos estudantes nos processos avaliativos, devido às melhorias que proporciona na aprendizagem e no desenvolvimento de processos de autorregulação. As pesquisas realizadas nas três últimas décadas têm demonstrado que, quando esse modelo é corretamente aplicado, tende a gerar melhorias significativas tanto na aprendizagem dos alunos quanto na aquisição de competências profissionais e rendimento acadêmico, assim como no funcionamento das disciplinas.

Prazo de submissão: De 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2026

Previsão de publicação: junho de 2026 – v. 26, n. 89

 

SETEMBRO

Dossiê: Metacognição e aprendizagem: cenários, desafios e possibilidades

Editoras Associadas:

Evelise Maria Labatut Portilho – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) 

Elizandra Jackiw – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Paula Valente – Universidade Aberta de Portugal (UAB-PT)

Ementa

Na contemporaneidade, o debate educacional tem sido progressivamente atravessado pela necessidade de práticas pedagógicas que superem as concepções tradicionais de ensino, a fragmentação dos saberes e a mera transmissão de informações. Nesse cenário, a metacognição, entendida como a capacidade de monitorar, controlar e avaliar os próprios processos cognitivos, ocupa uma posição estratégica na formação de sujeitos críticos e reflexivos, especialmente no que tange ao papel ativo do sujeito que aprende, pensa sobre o que aprende e, sobretudo, pensa sobre como aprende. Assim, este dossiê tem como objetivo discutir o papel da metacognição nos processos educativos, explorando suas possibilidades, potencialidades, desafios e múltiplos diálogos com teorias da aprendizagem, práticas pedagógicas e a didática para o uso da inteligência artificial na formação acadêmica, profissional e continuada.

Prazo de submissão: de 1º de abril a 10 de maio de 2026

Previsão de publicação: setembro de 2026 – v. 26, n. 90

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INDEXADORES

Latindex: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=17326

EDUC@: https://www.fcc.org.br/fcc/educ/revistas-indexadas/

Edubase: https://edubase.sbu.unicamp.br/handle/EDUBASE/11079

PERIODICOS CAPES: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=buscaRapida&type=p&Itemid=125

DIADORIM: http://diadorim.ibict.br/handle/1/2438

                                 

                              

                                                                                 


                                                     

 

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