Anúncios

Edição Atual

v. 25 n. 85 (2025): Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil
					Visualizar v. 25 n. 85 (2025): Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil

As interações e a brincadeira são eixos norteadores do currículo da Educação Infantil. Em tal direção, o dossiê temático tem como objetivo compartilhar investigações empíricas com crianças, realizadas no âmbito de instituições de Educação Infantil (creche e pré-escola), que tenham como foco as interações e a brincadeira. Desse modo, interessa ao dossiê investigações que evidenciem os efeitos das interações e brincadeiras das crianças em seus processos de socialização, na produção de culturas infantis, nas aprendizagens emergentes do contexto de vida cotidiana institucional, no convívio com as diferenças, assim como em seus modos de expressão por meio de diferentes linguagens.

 

Publicado: 2025-06-27

Apresentação

  • Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AP00
    Rodrigo Saballa de Carvalho, André da Silva Mello, Irene Moya Mata, Alboni Dudeque Pianovski Vieira
    372-379

Dossiê

  • “Hands up, ma’am, this is a robbery!” Interpretive reproduction in sociodramatic role playing experienced in preschool

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS01
  • “Mãos ao alto, madame, isso é um assalto!”: a reprodução interpretativa em uma brincadeira sociodramática vivenciada na pré-escola

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS01PT
    Rodrigo Saballa de Carvalho
    Traduções deste artigo:  English 
    394-408
  • Brincadeiras e interações na creche a potência dos encontros entre bebês e suas educadoras

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS02
    Viviane dos Reis Silva, Tacyana Karla Gomes Ramos
    409-425
  • O brincar na Educação Infantil estar com amigos, interagir e se apropriar do mundo

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS03
    Leidiane Aparecida dos Santos, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    426-443
  • “E não é que acabei gostando desse lugar!” os impactos das interações e da brincadeira na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS04
    Fernanda Ferreira de Oliveira
    444-461
  • Corpo-narrativa brincadeiras e interações de bebês com os livros na creche

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS05
    Fernanda Gonçalves, Márcia Buss-Simão, Eliane Santana Dias Debus
    462-481
  • Between Disputes and Discoveries Situations of conflict in young children’s plays in Early Childhood Education

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS06
    Rafaely Karolynne do Nascimento Campos
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Entre disputas e descobertas
    482-496
  • Entre disputas e descobertas situações de conflitos nas brincadeiras de crianças bem pequenas na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS06PT
    Rafaely Karolynne do Nascimento Campos
    Traduções deste artigo:  English 
    497-512
  • Ludic-aggressive play in Early Childhood Education hild and adult logic in dispute

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS07
    Raquel Firmino Magalhães Barbosa
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Brincadeiras lúdico-agressivas na Educação Infantil
    513-525
  • Brincadeiras lúdico-agressivas na Educação Infantil lógicas infantis e adultas em disputa

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS07PT
    Raquel Firmino Magalhães Barbosa
    Traduções deste artigo:  English 
    526-539
  • "Bateu o sinal. Tá na hora de brincar!" As percepções produzidas pelas crianças na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS08
    Caroline Caciano, Denise Madeira de Castro e Silva
    540-555
  • Children’s narratives about play in the context of transition from pre-school to the first elementary school year

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS09
    Letícia Joia de Nois, Aline Sommerhalder, Luana Zanotto
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Narrativas de crianças sobre o jogo em contexto de transição da educação infantil para o 1° ano do ensino fundamental
    573-588
  • Narrativas de crianças sobre o jogo em contexto de transição da educação infantil para o 1° ano do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS09PT
    Letícia Joia de Nois, Aline Sommerhalder, Luana Zanotto
    Traduções deste artigo:  English 
    556-572
  • Playful Interactions in Early Childhood Education Yards and Rural Spaces: Confluences and Propositions in Research Confluences and Propositions in Research

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS10
    Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Wanessa Maciel Ferreira Lacerda, Rayffi Gumercindo Pereira de Souza
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Interações brincantes nos terreiros de escolas da Educação Infantil do e no campo
    589-602
  • Interações brincantes nos terreiros de escolas da Educação Infantil do e no campo confluências e proposições em pesquisas

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS10PT
    Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Wanessa Maciel Ferreira Lacerda, Rayffi Gumercindo Pereira de Souza
    Traduções deste artigo:  English 
    603-616
  • Children’s participation in the curricular production of early childhood education through playful activities and interactions

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS11
    Vanessa Guimarães , André da Silva Mello
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  A participação das crianças na produção curricular da Educação Infantil por meio de brincadeiras e interações
    617-632
  • A participação das crianças na produção curricular da Educação Infantil por meio de brincadeiras e interações

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS11PT
    Vanessa Guimarães , André da Silva Mello
    Traduções deste artigo:  English 
    633-648
  • Enfrentamentos das crianças aos scripts de gênero no cotidiano da Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS12
    Jéssica Tairâne de Moraes, Jane Felipe
    649-662
  • Processos (de)coloniais relacionados às infâncias o brincar ao ar livre na Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS13PT
    Lucineide Ribas Leite Lima, Rosiléia Oliveira de Almeida
    Traduções deste artigo:  English 
    663-677
  • (De)colonial processes related to childhoods playing outdoors in early childhood education

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS13
    Lucineide Ribas Leite Lima, Rosiléia Oliveira de Almeida
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Processos (de)coloniais relacionados às infâncias
    678-693
  • Ambiente educador e imaginação material relações que se tecem no brincar

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS14PT
    Julia Marianno Marques Rezende, Eliana Ayoub
    709-724
  • “Meu quintal é maior que o mundo...”: o brincar vivenciado por professoras da Educação Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS15PT
    Elisa Almeida, Lúcia Gracia Ferreira
    Traduções deste artigo:  English 
    725-738
  • “My backyard is bigger than the world...” play as experienced by early childhood education teachers

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.DS15
    Elisa Almeida, Lúcia Gracia Ferreira
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  “Meu quintal é maior que o mundo...”: o brincar vivenciado por professoras da Educação Infantil
    739-752

Artigos

  • Un taller de mimo y expresión corporal en la formación inicial del profesorado de Educación Infantil

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO01
    Carla Fernández-Garcimartín, Víctor Manuel López-Pastor, Teresa Fuentes-Nieto
    753-766
  • Teachers with Physical Disabilities in the Brazilian Educational Scenario A Systematic Review

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO02
    Fabrício de Paula Santos, Marco Antônio Melo Franco
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Professores com deficiência física no cenário educacional brasileiro
    767-778
  • Professores com deficiência física no cenário educacional brasileiro uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO02PT
    Fabrício de Paula Santos, Marco Antônio Melo Franco
    Traduções deste artigo:  English 
    779-791
  • Crafts, Affections, and Wisdoms Evaluation of a Continuing Education Program for Basic Education Teachers

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO03
    Juliana Aquino Machado, Gilberto Ferreira da Silva
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Artesanias, afetos e sabedorias
    792-807
  • Artesanias, afetos e sabedorias avaliação de um programa de formação continuada de professores de educação básica

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO03PT
    Juliana Aquino Machado, Gilberto Ferreira da Silva
    Traduções deste artigo:  English 
    808-823
  • Inclusive education and the ninth art ossible mediation in the school-family relationship

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO04
    Adonis da Silva Tomé, Ida Carneiro Martins, Roberto Gimenez
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Educação inclusiva e nona arte
  • Educação inclusiva e nona arte possível mediação na relação escola-família

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO04PT
    Adonis da Silva Tomé, Ida Carneiro Martins, Roberto Gimenez
    Traduções deste artigo:  English 
    842-859
  • Ensino e aprendizagem de Educação Ambiental reflexões sobre criação de jogos no contexto da formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO05PT
    Geilson de Arruda Reis, Suzana Feldens Schwertner
    Traduções deste artigo:  English 
    860-880
  • Teaching and Learning of Environmental Education teachers' perceptions on continuing education in school

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO05
    Geilson de Arruda Reis, Suzana Feldens Schwertner
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Ensino e aprendizagem de Educação Ambiental
    860-880
  • O fechamento de escolas multisseriadas em território campesino o que apontam as pesquisas (2005 a 2022)

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO06PT
    Ozana Luzia Galvão Baldotto, Charles Moreto, Erineu Foerste
    Traduções deste artigo:  English 
    901-921
  • The closure of multigrade schools in rural territories what the research shows (2005–2022)

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO06
    Ozana Luzia Galvão Baldotto, Charles Moreto, Erineu Foerste
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  O fechamento de escolas multisseriadas em território campesino
    922-941
  • Desigualdade social e possíveis impactos na oferta do Ensino Médio em Belém-PA

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO07PT
    Keline do Socorro Rodrigues de Souza, João Paulo da Conceição Alves
    Traduções deste artigo:  English 
    942-960
  • Social inequality and the possible impacts on Pará state High School offering in the city of Belém-PA

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO07
    Keline do Socorro Rodrigues de Souza, João Paulo da Conceição Alves
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Desigualdade social e possíveis impactos na oferta do Ensino Médio em Belém-PA
    942-960
  • Uma revisão da literatura internacional sobre desigualdades educacionais e gestão escolar

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO08PT
    Iasmin da Costa Marinho , Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal
    Traduções deste artigo:  English 
    978-994
  • A review of international literature on educational inequalities and school management

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO08
    Iasmin da Costa Marinho , Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  revisão da literatura internacional sobre desigualdades educacionais e gestão escolar
    995-1010
  • Contribuições das produções científicas de Heloisa Borges para formação de professores(as) do campo no Amazonas

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO09
    Francisauro Fernandes da Costa, Érica de Souza e Souza, Heloisa da Silva Borges
    1011-1024
  • Reflexões sociológicas para quê? Com acadêmicos indígenas, em contexto universitário amazonense

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO10PT
    Joelma Monteiro de Carvalho, Emerson Sandro Silva Saraiva
    Traduções deste artigo:  English 
    1025-1036
  • Sociological reflections for what? With Indigenous Academics, in an Amazonian University Context

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.085.AO10
    Joelma Monteiro de Carvalho, Emerson Sandro Silva Saraiva
    Este artigo é uma tradução em English do artigo:  Reflexões sociológicas para quê? Com acadêmicos indígenas, em contexto universitário amazonense
    1037-1048
Ver Todas as Edições

DOSSIÊS COM PUBLICAÇÃO EM 2025

MARÇO DE 2025

 Dossiê: Ensino médio e projeto de vida pelas Representações Sociais

 Ementa

A discussão do Ensino Médio envolve inúmeras questões. Pretende-se discutir neste dossiê especificamente a proposta sobre o desenvolvimento do Projeto de Vida proposto pela BNCC. Tem havido inúmeros debates e pesquisas, os quais procuram compreender o desenvolvimento desta iniciativa pelas escolas, os problemas que ela apresenta, as possibilidades de seu desenvolvimento junto a jovens do Ensino Médio. Pautar esta discussão em um dossiê é assim uma oportunidade de ampliar e aprofundar o debate sobre políticas para o Ensino Médio, as oportunidades do jovem na sociedade atual, compreender suas representações e os processos de construção de sua subjetividade. O dossiê está aberto para ampliar o debate e compreender como outros países têm discutido esta problemática. Assim, artigos de pesquisas realizadas em outros países, sobre a temática, serão acolhidos se apresentados à Revista Diálogo Educacional. 

Editoras Associadas:

Clarilza Prado de Sousa (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP; Fundação Carlos Chagas - FCC) https://orcid.org/0000-0001-6417-7030

Romilda Teodora Ens (Professora e pesquisadora aposentada na PUCPR) https://orcid.org/0000-0003-3316-1014

Dorra Ben Alaya (Universidade El Manar de Tunis - Tunísia) - d.benalaya@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8277-707X

Prazo de submissão: de 1º a 31 de outubro de 2024

Previsão de publicação: março de 2025, v. 25, n. 84.

 

JUNHO DE 2025

Dossiê: Crianças, interações e brincadeira na Educação Infantil

Ementa:

As interações e a brincadeira são eixos norteadores do currículo da Educação Infantil. Em tal direção, o dossiê temático tem como objetivo compartilhar investigações empíricas com crianças, realizadas no âmbito de instituições de Educação Infantil (creche e pré-escola), que tenham como foco as interações e a brincadeira. Desse modo, interessa ao dossiê investigações que evidenciem os efeitos das interações e brincadeiras das crianças em seus processos de socialização, na produção de culturas infantis, nas aprendizagens emergentes do contexto de vida cotidiana institucional, no convívio com as diferenças, assim como em seus modos de expressão por meio de diferentes linguagens.

 

 

Editores associados:

Rodrigo Saballa de Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-8899-0998

André da Silva Mello (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES) https://orcid.org/0000-0003-3093-4149

Irene Moya-Mata (Universidade de Valência – Espanha) https://orcid.org/0000-0002-9428-5179

Prazo de submissão: de 1º a 31 de janeiro de 2025

Previsão de publicação: junho de 2025 – v. 25, n.85

 

SETEMBRO DE 2025

Dossiê: Formação e práticas docentes para uma educação emancipadora: direitos humanos, sustentabilidade e transdisciplinaridade

Editoras Associadas:

Caroline Elizabel Blaszko (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal - UFMS) https://orcid.org/0000-0002-9741-2823

Bárbara Amaral Martins (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal - UFMS) https://orcid.org/0000-0003-4278-1661

Myriam Esther Ortiz-Padilla (Universidad Simón Bolívar - Colômbia) https://orcid.org/0000-0001-8964-9428

Ementa:  

A educação emancipadora de base freireana é uma relação estabelecida entre educação e política com foco no potencial educativo, dialógico e social de engajamento dos indivíduos no/com o mundo.  Por essa via, este dossiê tem por base aglutinar pesquisas e estudos, de pesquisadores nacionais e internacionais, correlacionados a formação de professores (inicial e continuada), a prática docente, direitos humanos, sustentabilidade, transdisciplinaridade e demais temáticas correlatas para nutrir a compreensão de educação emancipatória de crianças, adolescentes e adultos na seara da formação humana e integral.

Prazo de submissão: de 1º a 30 de abril de 2025

Previsão de publicação: setembro de 2025 – v. 25, n. 86

 

DEZEMBRO DE 2025

Dossiê: Quais currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias? Disputas, resistências e criação de possíveis em problematizações.

 Editores associados:

Danilo Araújo de Oliveira (Universidade Federal do Maranhão - UFM) https://orcid.org/0000-0003-3222-3172

Constantina Xavier Filha (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS) https://orcid.org/0000-0002-7431-5123

Rita de Cassia Prazeres Frangella (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ) https://orcid.org/0000-0001-6392-4591

Monica Vallejo Ruiz, (Universidad de Múrcia, Espanha)  https://orcid.org/0000-0002-0461-3926,

 

Ementa:

Diversas pesquisas no campo curricular têm investigado como se dão os processos de subjetivação nas produções curriculares. As infâncias são tomadas também como instâncias de disputas pelos currículos que desejam produzi-las de certos modos, mostrando objetivos por vezes díspares e não lineares. Nesse sentido, o objetivo desse dossiê é reunir pesquisadoras/es que problematizem que currículos têm sido produzidos com e/ou para as infâncias; enfatizamos que, para além dos currículos prescritivos direcionados para as infâncias, existem aqueles currículos feitos com as infâncias, constituídos de criação de possíveis e inventividades para muitas infâncias vivíveis nos currículos, marcados pelas resistências e por devires que fazem proliferar a diferença, o que propomos pôr em debate.

 

Prazo de submissão: de 20 de junho a 20 de julho de 2025

Previsão de publicação: dezembro de 2025, v. 25, n. 87.

 _______________________________________________________________ 

INDEXADORES

Latindex: https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=17326

EDUC@: https://www.fcc.org.br/fcc/educ/revistas-indexadas/

Edubase: https://edubase.sbu.unicamp.br/handle/EDUBASE/11079

PERIODICOS CAPES: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=buscaRapida&type=p&Itemid=125

DIADORIM: http://diadorim.ibict.br/handle/1/2438

                                 

                              

                                                                                 


                                                     

 

Redes Sociais