Vol. 4 No 10 (2003): A didática e a nova cultura da aprendizagem

Publiée: 2003-07-17

Dossiê

  • APRENDER A CONHECER: saber é desejar aprender o que não se sabe

    Dimas Florian
    13-21
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6401
  • ESCOLARIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO: a contribuição da Psicologia Histórico-Cultural

    Marta Kohl Oliveira
    23-34
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6407
  • COMO ENSINAR ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM?

    Maria Teresa Moreno Valdés
    35-45
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6413
  • APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA

    Vani Moreira Kenski
    47-56
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6419
  • SABER CIENTÍFICO, SABER ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES: elementos para reflexão sobre a didática

    Wagner Rodrigues Valente
    57-67
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6425
  • ESCOLA NOVA, PRAGMATISMO DEWEYANO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: algumas(des)considerações

    Márcio Antônio Cardoso Lima
    69-92
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6431
  • CONTRATO DIDÁTICO OU CONTRATO PEDAGÓGICO?

    Neuza Bertoni Pinto
    93-106
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6437
  • DIDÁTICA E/OU TECNOLOGIA?

    Sônia Cristina Vermelho
    107-129
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6443
  • A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: princípios e metodologia

    Pura Lucia Oliver Martins
    131-142
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6449
  • INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

    Joana Paulin Romanowski, Lílian Anna Wachowicz
    143-154
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6455

Apresentação

  • Editorial

    Joana Paulin Romanowski
    7-9
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6395

Relatos de experiências

  • NOVOS TEMPOS, NOVAS PRÁTICAS... repensando metodologia e avaliação no Ensino Superior - Relato de Pesquisa

    Valéria Ramos Leitão, Lúcia Raquel Miranda Passerino, Lílian Anna Wachowicz
    157-172
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6461

Resenhas

  • Pensar e agir a Educação: da inteligência do desenvolvimento ao desenvolvimento da inteligência

    Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
    175-176
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6467