A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: princípios e metodologia

Autores

  • Pura Lucia Oliver Martins PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6449

Resumo

Este artigo apresenta o projeto vivido na organização/produção de uma metodologia denominada Sistematização coletiva do conhecimento, a qual vem sendo investigada pela autora nos últimos vinte anos. Em sua articulação com o contexto histórico e cultural, o eixo epistemológico de sua organização, e os princípios teóricos que emergiram da Didática prática, essa metodologia vem sendo efetivada com grupos de professores dos três níveis do ensino: fundamental, médio e superior, nos vários sistemas estaduais de educação, em todo o país. Tal prática é pautada num processo coletivo de pesquisa – ensino, que sistematiza a prática pedagógica desenvolvida nas instituições educacionais, analisa-a criticamente e propõe novas práticas. Assim, o trabalho visa a contribuir por um lado com a prática dos professores envolvidos no processo e por outro lado com a Didática, levando princípios relativos ao seu campo de conhecimento e ao processo metodológico para seu ensino, na formação docente.

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Referências

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Publicado

2003-07-17

Como Citar

Oliver Martins, P. L. (2003). A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: princípios e metodologia. Revista Diálogo Educacional, 4(10), 131–142. https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6449