A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: princípios e metodologia

Auteurs

  • Pura Lucia Oliver Martins PUCPR

DOI :

https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6449

Résumé

Este artigo apresenta o projeto vivido na organização/produção de uma metodologia denominada Sistematização coletiva do conhecimento, a qual vem sendo investigada pela autora nos últimos vinte anos. Em sua articulação com o contexto histórico e cultural, o eixo epistemológico de sua organização, e os princípios teóricos que emergiram da Didática prática, essa metodologia vem sendo efetivada com grupos de professores dos três níveis do ensino: fundamental, médio e superior, nos vários sistemas estaduais de educação, em todo o país. Tal prática é pautada num processo coletivo de pesquisa – ensino, que sistematiza a prática pedagógica desenvolvida nas instituições educacionais, analisa-a criticamente e propõe novas práticas. Assim, o trabalho visa a contribuir por um lado com a prática dos professores envolvidos no processo e por outro lado com a Didática, levando princípios relativos ao seu campo de conhecimento e ao processo metodológico para seu ensino, na formação docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

JOSTEIN, Gaarder. Ei! Tem alguém aí? Tradução de Isa Mara Sando. São Paulo, SP: Companhia das Letrinhas, 1977.

BERNARDO, João. Marx crítico de Marx. Porto: Enfrentamento, 1977. v. 1.

MARTINS, P. L. O A Didática na atual organização do trabalho: uma experiência metodológica. Belo Horizonte, 1985. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Educação/UFMG, 1985.

_____ . Didática teórica/didática prática. para além do confronto. 7. ed. São Paulo, SP: Loyola, 2002.

_____ . A Didática e as contradições da Prática. 2. ed. Campinas: Papirus, 2003.

_____ . A relação conteúdo-forma: expressão das contradições da prática pedagógica na escola capitalista. In: VEIGA, I. P. A Didática: o ensino e suas relações. 7. ed. Campinas, Papirus, 2003. p. 77-103.

Téléchargements

Publiée

2003-07-17

Comment citer

Oliver Martins, P. L. (2003). A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: princípios e metodologia. Revista Diálogo Educacional, 4(10), 131–142. https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6449