INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Joana Paulin Romanowski PUCPR
  • Lílian Anna Wachowicz PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6455

Resumo

O texto é resultado de pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa em Metodologia do Ensino e Avaliação da Aprendizagem na Educação Superior, do Programa de Pós-Graduação da PUCPR. O estudo focaliza a prática profissional dos professores da PUCPR  no contexto do Projeto Pedagógico e sua estruturação em Programas de Aprendizagem. Tem como objetivo avaliar as transformações dessa prática pedagógica sob a ótica dos professores e alunos desses programas. O estudo envolve oito programas de aprendizagem com relatos dos professores e avaliações dos estudantes, analisando interdependência teórico-prática entre metodologia do ensino e avaliação da aprendizagem, e interpretando, à luz das publicações mais significativas, os dados de pesquisa registrados. As conclusões apontam para a ocorrência de transformações da prática pedagógica com a inclusão dos alunos no processo de aprendizagem e a mudança nos procedimentos e habilidades de aprendizagem em decorrência de uma ação pedagógica que enfatiza as estratégias da aprendizagem que valoriza a relação teoria e prática.

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Publicado

2003-07-17

Como Citar

Paulin Romanowski, J., & Wachowicz, L. A. (2003). INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Diálogo Educacional, 4(10), 143–154. https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6455