INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6455Résumé
O texto é resultado de pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa em Metodologia do Ensino e Avaliação da Aprendizagem na Educação Superior, do Programa de Pós-Graduação da PUCPR. O estudo focaliza a prática profissional dos professores da PUCPR no contexto do Projeto Pedagógico e sua estruturação em Programas de Aprendizagem. Tem como objetivo avaliar as transformações dessa prática pedagógica sob a ótica dos professores e alunos desses programas. O estudo envolve oito programas de aprendizagem com relatos dos professores e avaliações dos estudantes, analisando interdependência teórico-prática entre metodologia do ensino e avaliação da aprendizagem, e interpretando, à luz das publicações mais significativas, os dados de pesquisa registrados. As conclusões apontam para a ocorrência de transformações da prática pedagógica com a inclusão dos alunos no processo de aprendizagem e a mudança nos procedimentos e habilidades de aprendizagem em decorrência de uma ação pedagógica que enfatiza as estratégias da aprendizagem que valoriza a relação teoria e prática.Téléchargements
Références
ANDRÉ, M. (0rg.). O papel da pesquisa na formação e prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.
BEHRENS, M. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: BEHRENS, M. MORAN, J. M.; MASETTO, M. T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 5. ed. Campinas: Papirus, 2003.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo, SP: Cultix, 1996.
CARDOSO, C. A canção da inteireza: uma nova visão holística da educação. São Paulo, SP: Summus, 1995.
CHEVALLARD,Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.
DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento. Metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro, RJ: Tempo Brasileiro, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra. 1997.
GRÉGOIRE, J. Avaliando as aprendizagens: os aportes da psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
JOLIBERT, J. et al. Transformar la formación docente inicial. Santiago: Antártica, 1996.
MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
RIOS, T. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo, SP: Cortez, 2001.
POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
WACHOWICZ, L. A. A dialética da avaliação da aprendizagem, na pedagogia diferenciada. In: CASTANHO, M.E. e CASTANHO, S. (Orgs.). O que há de novo na Educação Superior. Campinas: Papirus, 2000. p. 95 – 131.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.