Vol. 4 No. 10 (2003): A didática e a nova cultura da aprendizagem

Published: 2003-07-17

Dossier

  • APRENDER A CONHECER: saber é desejar aprender o que não se sabe

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6401
    Dimas Florian
    13-21
  • ESCOLARIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO: a contribuição da Psicologia Histórico-Cultural

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6407
    Marta Kohl Oliveira
    23-34
  • COMO ENSINAR ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM?

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6413
    Maria Teresa Moreno Valdés
    35-45
  • APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6419
    Vani Moreira Kenski
    47-56
  • SABER CIENTÍFICO, SABER ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES: elementos para reflexão sobre a didática

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6425
    Wagner Rodrigues Valente
    57-67
  • ESCOLA NOVA, PRAGMATISMO DEWEYANO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: algumas(des)considerações

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6431
    Márcio Antônio Cardoso Lima
    69-92
  • CONTRATO DIDÁTICO OU CONTRATO PEDAGÓGICO?

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6437
    Neuza Bertoni Pinto
    93-106
  • DIDÁTICA E/OU TECNOLOGIA?

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6443
    Sônia Cristina Vermelho
    107-129
  • A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: princípios e metodologia

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6449
    Pura Lucia Oliver Martins
    131-142
  • INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6455
    Joana Paulin Romanowski, Lílian Anna Wachowicz
    143-154

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6395
    Joana Paulin Romanowski
    7-9

Case reports

  • NOVOS TEMPOS, NOVAS PRÁTICAS... repensando metodologia e avaliação no Ensino Superior - Relato de Pesquisa

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6461
    Valéria Ramos Leitão, Lúcia Raquel Miranda Passerino, Lílian Anna Wachowicz
    157-172

Review

  • Pensar e agir a Educação: da inteligência do desenvolvimento ao desenvolvimento da inteligência

    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6467
    Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
    175-176