SABER CIENTÍFICO, SABER ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES: elementos para reflexão sobre a didática

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6425

Resumo

O texto pretende analisar as contribuições que podem ser dadas pela Nova História das Ciências (NHC) para a análise das relações existentes entre saberes científicos e saberes escolares, em meio às duas vertentes teóricas citadas, que vêm se constituindo como bases privilegiadas para a pesquisa sobre o assunto. Para tanto, busca, de início, sintetizar as discussões travadas no âmbito da história das disciplinas escolares e no campo da didática das disciplinas, procurando caracterizar como esses campos teóricos enfocam as relações entre os saberes. Num segundo momento, procura verificar que contribuições podem ser dadas pela NHC para a compreensão do significado dos saberes escolares e, finalmente, intenta elaborar a crítica das posições que apartam conhecimento científico e escolar, de modo a contribuir com elementos importantes para reflexão sobre a Didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELHOSTE, B. Resume de l’exposé de Bruno Belhoste. Paris: INRP, 1995.

_______ . Pour une reevaluation du role de l’enseignement dans l’histoire des mathématiques. Revue d’histoire des mathématiques, Paris, n. 4, p. 289-304, 1998.

Bkouche, R. Variations autour de la réforme de 1902/1905. In: GISPERT, Hélène et al : La France Mathématique. Paris: Cahiers d’Histoire et de Philosophie des Sciences et Société Mathématique de France, 1991.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, 1990.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir au savoir enseigné. Grénobre: La Pensée Sauvage, 1991.

DEVELAY, M. Por uma nova história social e cultural das ciências: novas definições, novos objetos, novas abordagens. Cadernos IG/UNICAMP, Campinas, v 6, n. 1, 1995.

______ . Lês sciences et l’histoire aujoud’hui. Lê débat, Paris, n. 102, nov. / déc. 1998.

VALENTE, W. R. Cotidiano Escolar: prática pedagógica e saber docente. São Paulo, SP, 1991. Dissertação ( Mestrado) - PUCSP, 1991.

_______ . Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730-1930. São Paulo, SP: Annablume: FAPESP, 1991.

Downloads

Publicado

2003-07-17

Como Citar

Rodrigues Valente, W. (2003). SABER CIENTÍFICO, SABER ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES: elementos para reflexão sobre a didática. Revista Diálogo Educacional, 4(10), 57–67. https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6425