SABER CIENTÍFICO, SABER ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES: elementos para reflexão sobre a didática
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6425Résumé
O texto pretende analisar as contribuições que podem ser dadas pela Nova História das Ciências (NHC) para a análise das relações existentes entre saberes científicos e saberes escolares, em meio às duas vertentes teóricas citadas, que vêm se constituindo como bases privilegiadas para a pesquisa sobre o assunto. Para tanto, busca, de início, sintetizar as discussões travadas no âmbito da história das disciplinas escolares e no campo da didática das disciplinas, procurando caracterizar como esses campos teóricos enfocam as relações entre os saberes. Num segundo momento, procura verificar que contribuições podem ser dadas pela NHC para a compreensão do significado dos saberes escolares e, finalmente, intenta elaborar a crítica das posições que apartam conhecimento científico e escolar, de modo a contribuir com elementos importantes para reflexão sobre a Didática.
Téléchargements
Références
BELHOSTE, B. Resume de l’exposé de Bruno Belhoste. Paris: INRP, 1995.
_______ . Pour une reevaluation du role de l’enseignement dans l’histoire des mathématiques. Revue d’histoire des mathématiques, Paris, n. 4, p. 289-304, 1998.
Bkouche, R. Variations autour de la réforme de 1902/1905. In: GISPERT, Hélène et al : La France Mathématique. Paris: Cahiers d’Histoire et de Philosophie des Sciences et Société Mathématique de France, 1991.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, 1990.
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir au savoir enseigné. Grénobre: La Pensée Sauvage, 1991.
DEVELAY, M. Por uma nova história social e cultural das ciências: novas definições, novos objetos, novas abordagens. Cadernos IG/UNICAMP, Campinas, v 6, n. 1, 1995.
______ . Lês sciences et l’histoire aujoud’hui. Lê débat, Paris, n. 102, nov. / déc. 1998.
VALENTE, W. R. Cotidiano Escolar: prática pedagógica e saber docente. São Paulo, SP, 1991. Dissertação ( Mestrado) - PUCSP, 1991.
_______ . Uma história da matemática escolar no Brasil, 1730-1930. São Paulo, SP: Annablume: FAPESP, 1991.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.