DIDÁTICA E/OU TECNOLOGIA?
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6443Resumo
Nesse artigo procuro discutir uma possibilidade de relação entre a Didática e a Tecnologia, em particular aquelas que utilizam as imagens como veículos para os seus conteúdos. Essa relação, que em muitos países vem sendo tratada como Educação para as Mídias, é um esforço no sentido de promover uma formação docente que dê sustentação para um trabalho de formação crítica em relação às mídias, em particular à gramática visual, da qual lançam mão essas Tecnologias. O objetivo dessa busca, desse “casamento” entre a Didática e a Tecnologia, numa perspectiva claramente humanista e não tecnicista, é a consciência de que nossa sociedade caminha a passos largos para a sua própria barbárie, e que uma das poucas possibilidades que vislumbro é uma educação que privilegie a reflexão, a formação de um sujeito autônomo e livre, ou seja, de um sujeito capaz de transformar essa sociedade.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Palavras e Sinais: modelos críticos 2. Tradução: de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995.
ANDERSEN, Neil et. al. Educação para a mídia no Canadá: a segunda primavera. In: CARLSSON, Ulla ; FEILITZEN, Cecilia Von. (Orgs). A criança e a mídia: imagem, educação, participação. São Paulo, SP: Córtex, 2002.
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
. A estética do filme. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.
CRITICOS, Costas. Media Eduaction & critical citizenship in South África. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 1., São Paulo, SP. 1998. Anais on-line... São Paulo, SP: ECA/USP, 1998. Texto disponível na internet: http://www.eca.usp.br/nucleos/nce/pdf/ congress_textos.html. Acessado em 15 mai. 2001.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro, RJ: Contraponto, 1997.
DEWEY, John. Vida e Educação. 5. ed. São Paulo, SP: Melhoramentos, 1965. _____ . Experiência e Educação. São Paulo, SP: Nacional, 1971.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. 2001. Uma análise foucaltiana da TV: das estratégias de subjetivação na cultura. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24, 2001, Caxambu. Anais... Caxambu, 2001. p. 97-115. (Grupo de trabalho Educação e Comunicação – GT16).
_____ . Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
GRAVIZ, Ana. 1998. Media Education as a discipline. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 1, São Paulo, SP. 1998. Anais on-line... São Paulo, SP: ECA/USP,1998. Texto disponível na internet: http://www.eca.usp.br/nucleos/nce/pdf/congress_textos.html. Acessado em 15 maio 2001.
MCMAHON, Barrie ; QUIN, Robin. As crianças australianas e a Mídia
Educação, Participação e Divertimento. In: CARLSSON, Ulla; FEILITZEN, Cecilia Von. (Orgs.). A criança e a mídia: imagem, educação, participação. São Paulo, SP: Cortex; 2002.
MARCUSE, Herbert. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. In: KELLNER, Douglas (ed.). Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo, SP:
UNESP, 1999. p. 73-104.
MARTÍN, Alfonso Gutiérrez. 1998. Educación multimedia: una propuesta desmitificadora. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 1., SãoPaulo, SP. 1998. Anais on-line... São Paulo, SP: ECA/ USP, 1998. Texto disponível na internet: http://www.eca.usp.br/nucleos/ nce/pdf/congress_textos.html. Acesso em 15 maio 2001.
OLIVEIRA, Maria Rita N. S. Tecnologias interativas e educação. Educação em Debate, Fortaleza, v. 21, n. 37, p. 7-25, 1999.
PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico).
RAMOS, Alexandrov Vladimir Peña. 1998. Apropriación y uso de los médios de comunicación en el aula: el profesor como educomunicador. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 1., SãoPaulo, SP. 1998. Anais on-line... São Paulo, SP: ECA/USP,1998. Texto disponível na internet: http://www.eca.usp.br/nucleos/nce/pdf/congress_textos.html. Acesso em 15 maio 2001.
REZENDE, Ana Lúcia Magela de. Televisão: babá eletrônica? In: PACHECO, Elza Dias (Org.). Televisão, criança, imaginário e educação. Campinas: Papirus, 1998. p. 71-82.
TUFTE, Birgitte. A educação para a mídia na Europa: com foco nos Países Nórdicos. In: CARLSSON, Ulla; FEILITZEN, Cecilia Von. (Orgs.). A criança e a mídia: imagem, educação, participação. São Paulo: Córtex, 2002.
VERMELHO, Sônia Cristina. Algumas reflexões em torno da tecnologia como expressão da subjetividade. In: LEITE, Márcia & FILÉ, Valter (Org.). Subjetividade, tecnologia e escolas. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2002. (Coleção O sentido da escola).
_____ . Educação e virtualização: as mídias e a formação do indivíduo. São Paulo, 2003. Tese (Doutorado. Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: História, Política e Sociedade) - SPPUCSP, São Paulo, SP. 2003.
_____ . PURIFICAÇÃO, Ivonélia. 2000. Informática na educação: a percepção dos docentes. In: Tuiuti: Ciência e Cultura, n 16, mar. p. 119-134.
_____ . 1998. A subjetividade do trabalhador no contexto da produção integrada e flexível. São Paulo, PUC-SP, 1998. Dissertação de mestrado. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política e Sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.