Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 20 n. 65 (2020): DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: desafios, perspectivas e inter-relações didáticas
v. 20 n. 65 (2020): DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: desafios, perspectivas e inter-relações didáticas
Publicado:
2020-06-29
Apresentação
Docência universitária, saberes e práticas pedagógicas: desafios, perspectivas e inter-relações didáticas
Osmar Hélio Alves Araújo, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Jacques Therrien, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
PDF
Dossiê
Dilemas (in)visíveis da formação para a docência nas licenciaturas
Osmar Hélio Alves Araújo, Ivan Fortunato, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS01
Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI
José Augusto Pacheco, Joana Sousa, Ila Beatriz BEATRIZ MAIA
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS02
Diálogo: desafios da docência diante do papel social da universidade
Marinalva Lopes Ribeiro, Taiara de Lima Silva Sales
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS03
Docência na educação superior: problematizadora e tecnocientífica
Ilma Passos Alencastro VEIGA, Edileuza Fernandes Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS04
Educação Popular e Formação Docente: experiências de re-existência
Maria Teresa Esteban, Marisa Narciso Sampaio
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS05
Racismo, Derechos Humanos, y Educación Superior en América Latina
Daniel Mato
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS06
Assessment of teacher training in the Brazilian educational context
Tsitsi Roselene Bwetenga, Mariana Cristina Alves de Abreu, José Airton de Freitas Pontes Junior
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS07
Contribución de la educación popular al pensamiento descolonizador. Prácticas pedagógicas universitarias en Cuba y Brasil.
María Victoria González Peña, Leôncio José Gomes Soares
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS08
Promoção da leitura na universidade: possibilidades por meio do ensino de estratégias de leitura
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS09
Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior
Odaléa Feitosa Vidal, Luís Paulo Leopoldo Mercado
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS10
Para quem os professores planejam suas aulas? Um estudo de caso luso-brasileiro
João Rodrigo Santos Silva, Fernando Guimarães, Paulo Takeo Sano
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS11
Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra
Lia Machado Fiuza Fialho, José María Hernández Díaz
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS12
Desafios na formação para a docência universitária em cursos de pós-graduação
Noeli Prestes Padilha Rivas, Glaucia Maria da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS13
Trajetórias de formadoras de professores: os desafios do desenvolvimento profissional docente
Maria Helena Padilha Bandeira Moraes Hernandes, Cristhianny Bento Barreiro
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS14
Exercer a docência no Ensino Superior Brasileiro na contemporaneidade com sucesso (competência e eficácia) apresenta como um grande desafio para o professor universitário
Marcos Tarciso Masetto
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS15
Narrativas de um professor arquiteto: contribuições da trajetória para seu desenvolvimento profissional
Carolina Nobrega Saboia Luz, Isabel Maria Sabino de Farias, Wilson Nobrega Sabóia
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS16
Pós-graduação: a orientação coletiva como espaço de formação do futuro pesquisador
Yara Fonseca de Oliveira e Silva, João Roberto Resende Ferreira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS17
Docência universitária: um olhar sobre a constituição da profissionalidade docente de professores iniciantes
Marcos Henrique Almeida dos Santos, Mara Regina Lemes De Sordi
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS18
Artigos
Percepções de estudantes do curso de Nutrição sobre uso de metodologias ativas como ferramental do aprendizado por competências
Cilene da Silva Gomes Ribeiro, Gisele Pontaroli Raymundo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.AO01
O regimento escolar e a desigualdade de oportunidades na educação moçambicana
Júlio Magido Velho Muara, Flávia Obino Corrêa Werle
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.AO02
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Desenvolvido por
Open Journal Systems