Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
À propos
À propos de cette revue
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Numéro courant
Archives
Soumissions
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contact
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 20 No 65 (2020): DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: desafios, perspectivas e inter-relações didáticas
Vol. 20 No 65 (2020): DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: desafios, perspectivas e inter-relações didáticas
Publiée:
2020-06-29
Apresentação
Docência universitária, saberes e práticas pedagógicas: desafios, perspectivas e inter-relações didáticas
Osmar Hélio Alves Araújo, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Jacques Therrien, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
PDF (Português (Brasil))
Dossiê
Dilemas (in)visíveis da formação para a docência nas licenciaturas
Osmar Hélio Alves Araújo, Ivan Fortunato, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS01
Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI
José Augusto Pacheco, Joana Sousa, Ila Beatriz BEATRIZ MAIA
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS02
Diálogo: desafios da docência diante do papel social da universidade
Marinalva Lopes Ribeiro, Taiara de Lima Silva Sales
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS03
Docência na educação superior: problematizadora e tecnocientífica
Ilma Passos Alencastro VEIGA, Edileuza Fernandes Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS04
Educação Popular e Formação Docente: experiências de re-existência
Maria Teresa Esteban, Marisa Narciso Sampaio
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS05
Racismo, Derechos Humanos, y Educación Superior en América Latina
Daniel Mato
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS06
Assessment of teacher training in the Brazilian educational context
Tsitsi Roselene Bwetenga, Mariana Cristina Alves de Abreu, José Airton de Freitas Pontes Junior
PDF (English)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS07
Contribución de la educación popular al pensamiento descolonizador. Prácticas pedagógicas universitarias en Cuba y Brasil.
María Victoria González Peña, Leôncio José Gomes Soares
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS08
Promoção da leitura na universidade: possibilidades por meio do ensino de estratégias de leitura
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS09
Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior
Odaléa Feitosa Vidal, Luís Paulo Leopoldo Mercado
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS10
Para quem os professores planejam suas aulas? Um estudo de caso luso-brasileiro
João Rodrigo Santos Silva, Fernando Guimarães, Paulo Takeo Sano
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS11
Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra
Lia Machado Fiuza Fialho, José María Hernández Díaz
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS12
Desafios na formação para a docência universitária em cursos de pós-graduação
Noeli Prestes Padilha Rivas, Glaucia Maria da Silva
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS13
Trajetórias de formadoras de professores: os desafios do desenvolvimento profissional docente
Maria Helena Padilha Bandeira Moraes Hernandes, Cristhianny Bento Barreiro
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS14
Exercer a docência no Ensino Superior Brasileiro na contemporaneidade com sucesso (competência e eficácia) apresenta como um grande desafio para o professor universitário
Marcos Tarciso Masetto
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS15
Narrativas de um professor arquiteto: contribuições da trajetória para seu desenvolvimento profissional
Carolina Nobrega Saboia Luz, Isabel Maria Sabino de Farias, Wilson Nobrega Sabóia
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS16
Pós-graduação: a orientação coletiva como espaço de formação do futuro pesquisador
Yara Fonseca de Oliveira e Silva, João Roberto Resende Ferreira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS17
Docência universitária: um olhar sobre a constituição da profissionalidade docente de professores iniciantes
Marcos Henrique Almeida dos Santos, Mara Regina Lemes De Sordi
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS18
Artigos
Percepções de estudantes do curso de Nutrição sobre uso de metodologias ativas como ferramental do aprendizado por competências
Cilene da Silva Gomes Ribeiro, Gisele Pontaroli Raymundo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.AO01
O regimento escolar e a desigualdade de oportunidades na educação moçambicana
Júlio Magido Velho Muara, Flávia Obino Corrêa Werle
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.AO02
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Développé par
Open Journal Systems