Vol. 20 No 65 (2020): DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: desafios, perspectivas e inter-relações didáticas

Publiée: 2020-06-29

Apresentação

Dossiê

  • Dilemas (in)visíveis da formação para a docência nas licenciaturas

    Osmar Hélio Alves Araújo, Ivan Fortunato, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS01
  • Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI

    José Augusto Pacheco, Joana Sousa, Ila Beatriz BEATRIZ MAIA
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS02
  • Diálogo: desafios da docência diante do papel social da universidade

    Marinalva Lopes Ribeiro, Taiara de Lima Silva Sales
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS03
  • Docência na educação superior: problematizadora e tecnocientífica

    Ilma Passos Alencastro VEIGA, Edileuza Fernandes Silva
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS04
  • Educação Popular e Formação Docente: experiências de re-existência

    Maria Teresa Esteban, Marisa Narciso Sampaio
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS05
  • Racismo, Derechos Humanos, y Educación Superior en América Latina

    Daniel Mato
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS06
  • Assessment of teacher training in the Brazilian educational context

    Tsitsi Roselene Bwetenga, Mariana Cristina Alves de Abreu, José Airton de Freitas Pontes Junior
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS07
  • Contribución de la educación popular al pensamiento descolonizador. Prácticas pedagógicas universitarias en Cuba y Brasil.

    María Victoria González Peña, Leôncio José Gomes Soares
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS08
  • Promoção da leitura na universidade: possibilidades por meio do ensino de estratégias de leitura

    Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS09
  • Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior

    Odaléa Feitosa Vidal, Luís Paulo Leopoldo Mercado
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS10
  • Para quem os professores planejam suas aulas? Um estudo de caso luso-brasileiro

    João Rodrigo Santos Silva, Fernando Guimarães, Paulo Takeo Sano
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS11
  • Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra

    Lia Machado Fiuza Fialho, José María Hernández Díaz
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS12
  • Desafios na formação para a docência universitária em cursos de pós-graduação

    Noeli Prestes Padilha Rivas, Glaucia Maria da Silva
    DOI: https://doi.org/10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS13
  • Trajetórias de formadoras de professores: os desafios do desenvolvimento profissional docente

    Maria Helena Padilha Bandeira Moraes Hernandes, Cristhianny Bento Barreiro
    DOI: https://doi.org/10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS14
  • Exercer a docência no Ensino Superior Brasileiro na contemporaneidade com sucesso (competência e eficácia) apresenta como um grande desafio para o professor universitário

    Marcos Tarciso Masetto
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS15
  • Narrativas de um professor arquiteto: contribuições da trajetória para seu desenvolvimento profissional

    Carolina Nobrega Saboia Luz, Isabel Maria Sabino de Farias, Wilson Nobrega Sabóia
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS16
  • Pós-graduação: a orientação coletiva como espaço de formação do futuro pesquisador

    Yara Fonseca de Oliveira e Silva, João Roberto Resende Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS17
  • Docência universitária: um olhar sobre a constituição da profissionalidade docente de professores iniciantes

    Marcos Henrique Almeida dos Santos, Mara Regina Lemes De Sordi
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS18

Artigos