Diálogo: desafios da docência diante do papel social da universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS03

Resumo

Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada em 2019, que teve como objetivo compreender, diante da função social da universidade, os desafios referentes à aprendizagem no exercício da docência, na visão de treze professores da educação superior. No processo de produção dos dados, usamos um questionário composto por três questões abertas. Para a análise dos dados, utilizamos alguns pressupostos da Análise de Conteúdo. As conclusões apontam que a universidade deve primar pela formação integral dos estudantes, de modo a possibilitar que esses interfiram na sua realidade, propondo soluções para seus problemas. O papel social mais importante da universidade é a socialização do saber, particularmente aos grupos marginalizados socialmente. Assim, a docência exige do professor universitário inúmeros saberes, dentre os quais aqueles relacionados aos aspectos pedagógicos e didáticos: como lidar com as novas tecnologias da informação; lidar com os conflitos pessoais, principalmente entre colegas; compreender o processo de aprendizagem dos estudantes e como motivá-los, ficando evidente que a docência é uma profissão complexa para a qual se torna necessário uma formação específica e processos institucionais de desenvolvimento profissional desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS-Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1974), graduação em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1976), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1991), Doutorado em Educação pela Université de Sherbrooke, Canadá (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é Professora Plena da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS e Vice-Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU). É pesquisadora da área de educação, tendo orientado diversos estudantes de Mestrado, cujos objetos de interesse têm sido aqueles relacionados à pedagogia universitária, representações sociais, desenvolvimento profissional docente, identidade docente, relação entre professores e estudantes e afetividade.

Taiara de Lima Silva Sales, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IESTE - Ubatã).

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS - 2012). Mestrado em Educação pela UEFS (2017). Tem experiência na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, na docência do Ensino Superior em cursos de graduação e pós-graduação. Ex-bolsista de Iniciação Científica PROBIC/UEFS (2009-2012). Ex-bolsista FAPESB (2015-2017). Integrante 2009 a 2017 do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU-UEFS). Docente no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IESTE - Ubatã). Atua principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem de qualidade; Qualidade do Ensino Superior; Representações Sociais; Formação de Professores; Saberes Docentes; Qualidade do Ensino; Alfabetização e Letramento; Fundamentos do Ensino; Didática; Metodologia Científica.Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede privada de ensino. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Ribeiro, M. L., & Sales, T. de L. S. (2020). Diálogo: desafios da docência diante do papel social da universidade. Revista Diálogo Educacional, 20(65). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS03