Percepções de estudantes do curso de Nutrição sobre uso de metodologias ativas como ferramental do aprendizado por competências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.AO01

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar as percepções e dificuldades de estudantes do curso de Nutrição da PUCPR no que se refere aos seus protagonismos em um novo modelo de aprendizagem pautado em competências. Foi um estudo qualitativo que utilizou como técnica de coleta de dados o grupo focal. Para a análise, foi usada análise temática, segundo Bardin (2011). Foram encontradas três categorias: significados atribuídos às metodologias ativas, significados atribuídos à estrutura física na utilização das metodologias ativas e mudanças promovidas pela inserção das metodologias ativas no ensino-aprendizagem. Como resultado, foi possível identificar que os estudantes têm percepções positivas da importância do seu protagonismo em um novo modelo de aprendizagem pautado em competências, apesar de serem ainda, em algumas situações, muito reativos à participação nas aulas que empregam metodologias ativas de aprendizado. Concluiu-se que o grande desafio é aperfeiçoar a autonomia do estudante durante todo o curso de graduação, pois ele precisa sair da sua zona de conforto, com mudanças de postura e de modelos mentais; trata-se de um processo constante de aprender a aprender, que tem influência transformadora no meio acadêmico, principalmente com reflexos empreendedores positivos para o mercado de trabalho e para a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cilene da Silva Gomes Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Nutricionista, graduada pela Universidade Federal do Paraná, UFPR. Doutora em Historia pela UFPR. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, com ênfase em Controladoria. Especialista em Qualidade e Produtividade pela FAE/Paraná. Especialista em Administração Industrial pela UFPR/Paraná. Especialista em Qualidade de Alimentos pelo IPCE/Uniguaçú. Especialista em Metodologia de Ensino Superior pela FESP/Paraná. Especialista em Logística Empresarial pela PUCPR. Especialista em Gestão de Custos e Formação de Preços pela PUCPR. Especialista em Alimentação Coletiva pela ASBRAN. Especialista em História Contemporânea e Relações Internacionais pela PUCPR. Atualmente professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coordenadora do Curso de Pós Graduação Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade Aplicado na Produção de Alimentos, na PUCPR. Membro e Coordenadora Adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da PUCPR. Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição (GEPECIN) da PUCPR. Pesquisadora DIAITA-Patrimônio Alimentar da Lusofonia. Membro do Comitê Editorial da Editora Universitária Champagnat, da PUCPR. Membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Curitiba. Membro do Comitê Assessor de Área (CAAs) da Fundação Araucária (2017-2019). Integra o grupo de docentes da PUCPR que inovam no ensino de graduação com uso de metodologias de ensino focadas em aprendizagem ativa (Projeto FINEP - Turma III). Membro da diretoria do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-8).

Gisele Pontaroli Raymundo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Nutricionista, graduada pela Universidade Federal do Paraná, UFPR. Doutoranda em Odontologia com ênfase em Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Especialista em MBA - Marketing pelo Instituto Superior de Pós Graduação- ISPG. Atualmente professora assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências da Nutrição (GEPECIN) da PUCPR. Integra o grupo de docentes da PUCPR que inovam no ensino de graduação com uso de metodologias de ensino focadas em aprendizagem ativa (Projeto FINEP - Turma III).

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Ribeiro, C. da S. G., & Raymundo, G. P. (2020). Percepções de estudantes do curso de Nutrição sobre uso de metodologias ativas como ferramental do aprendizado por competências. Revista Diálogo Educacional, 20(65). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.AO01