Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Indexadores
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 20 n. 65 (2020): DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: desafios, perspectivas e inter-relações didáticas
v. 20 n. 65 (2020): DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: desafios, perspectivas e inter-relações didáticas
Publicado:
2020-06-29
Apresentação
Docência universitária, saberes e práticas pedagógicas: desafios, perspectivas e inter-relações didáticas
Osmar Hélio Alves Araújo, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro, Jacques Therrien, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
PDF
Dossiê
Dilemas (in)visíveis da formação para a docência nas licenciaturas
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS01
Osmar Hélio Alves Araújo, Ivan Fortunato, Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro
PDF
Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS02
José Augusto Pacheco, Joana Sousa, Ila Beatriz BEATRIZ MAIA
PDF
Diálogo: desafios da docência diante do papel social da universidade
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS03
Marinalva Lopes Ribeiro, Taiara de Lima Silva Sales
PDF
Docência na educação superior: problematizadora e tecnocientífica
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS04
Ilma Passos Alencastro VEIGA, Edileuza Fernandes Silva
PDF
Educação Popular e Formação Docente: experiências de re-existência
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS05
Maria Teresa Esteban, Marisa Narciso Sampaio
PDF
Racismo, Derechos Humanos, y Educación Superior en América Latina
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS06
Daniel Mato
PDF (Español (España))
Assessment of teacher training in the Brazilian educational context
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS07
Tsitsi Roselene Bwetenga, Mariana Cristina Alves de Abreu, José Airton de Freitas Pontes Junior
PDF (English)
Contribución de la educación popular al pensamiento descolonizador. Prácticas pedagógicas universitarias en Cuba y Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS08
María Victoria González Peña, Leôncio José Gomes Soares
PDF (Español (España))
Promoção da leitura na universidade: possibilidades por meio do ensino de estratégias de leitura
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS09
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro
PDF
Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS10
Odaléa Feitosa Vidal, Luís Paulo Leopoldo Mercado
PDF
Para quem os professores planejam suas aulas? Um estudo de caso luso-brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS11
João Rodrigo Santos Silva, Fernando Guimarães, Paulo Takeo Sano
PDF
Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS12
Lia Machado Fiuza Fialho, José María Hernández Díaz
PDF
Desafios na formação para a docência universitária em cursos de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS13
Noeli Prestes Padilha Rivas, Glaucia Maria da Silva
PDF
Trajetórias de formadoras de professores: os desafios do desenvolvimento profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS14
Maria Helena Padilha Bandeira Moraes Hernandes, Cristhianny Bento Barreiro
PDF
Exercer a docência no Ensino Superior Brasileiro na contemporaneidade com sucesso (competência e eficácia) apresenta como um grande desafio para o professor universitário
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS15
Marcos Tarciso Masetto
PDF
Narrativas de um professor arquiteto: contribuições da trajetória para seu desenvolvimento profissional
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS16
Carolina Nobrega Saboia Luz, Isabel Maria Sabino de Farias, Wilson Nobrega Sabóia
PDF
Pós-graduação: a orientação coletiva como espaço de formação do futuro pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS17
Yara Fonseca de Oliveira e Silva, João Roberto Resende Ferreira
PDF
Docência universitária: um olhar sobre a constituição da profissionalidade docente de professores iniciantes
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS18
Marcos Henrique Almeida dos Santos, Mara Regina Lemes De Sordi
PDF
Artigos
Percepções de estudantes do curso de Nutrição sobre uso de metodologias ativas como ferramental do aprendizado por competências
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.AO01
Cilene da Silva Gomes Ribeiro, Gisele Pontaroli Raymundo
PDF
O regimento escolar e a desigualdade de oportunidades na educação moçambicana
DOI:
https://doi.org/10.7213/http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.AO02
Júlio Magido Velho Muara, Flávia Obino Corrêa Werle
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Desenvolvido por
Open Journal Systems