Promoção da leitura na universidade: possibilidades por meio do ensino de estratégias de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS09

Resumo

Leitura e aprendizagem são dimensões intimamente relacionadas. A partir disso, é possível supor que a universidade precisa assumir para si a função de letrar estudantes academicamente. Nessa perspectiva, este artigo objetiva discutir a promoção da leitura na universidade por meio de dados coletados em uma aula sobre estratégias de leitura, demonstrando, ao mesmo tempo, os benefícios da abordagem didática desenvolvida nesta aula. Para tanto, dois questionários (um sobre o uso de estratégias metacognitivas de leitura, outro sobre o comportamento leitor) foram aplicados a vinte e cinco estudantes do segundo período de Letras de uma universidade pública mineira, com o objetivo de entender o uso que estudantes em início de graduação fazem de estratégias de leitura. Os resultados evidenciam que os participantes da pesquisa mobilizam apenas estratégias básicas durante a leitura (relegando estratégias pré e pós leitura), o que aponta para a necessidade do aumento da oferta de atividades didáticas que levem os estudantes a refletirem sobre o próprio comportamento leitor.

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Biografia do Autor

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Professora da Universidade Estadual de Montes Claros

Professora da graduação em Letras e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG.

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

Ribeiro, M. C. M. de A. (2020). Promoção da leitura na universidade: possibilidades por meio do ensino de estratégias de leitura. Revista Diálogo Educacional, 20(65). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS09