Docência na educação superior: problematizadora e tecnocientífica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS04

Resumo

Este artigo objetiva compreender como dois professores constroem a docência em cursos de Medicina e Engenharia Civil de uma instituição de ensino superior do Distrito Federal. Tem-se como pressuposto que a atividade docente pode reforçar ou desconstruir a dicotomia entre formação técnico-profissional e formação para o exercício crítico, consciente e comprometido com a sociedade e suas demandas. Questiona-se: a) em que medida a aula constitui espaço-tempo de construção coletiva do conhecimento?; b) como docentes constroem processos formativos a partir da problematização e da articulação entre teoria científica e tecnologia como produção dos sujeitos?; c) quais elementos caracterizam a docência problematizadora e tecnocientífica humanística? A abordagem qualitativa orientou o estudo, sendo os dados levantados das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos (CNE/CES, nº 03, 2014 e BRASIL, CNE/CES, nº 04, 2002), dos projetos pedagógicos dos cursos, de observações de aulas e de questionários aplicados para caracterizar os participantes. A análise evidencia que: a) experiências pessoais, acadêmicas e profissionais dos professores contribuem para a constituição da docência; b) processos didáticos participativos de ensinar, aprender e pesquisar com o protagonismo dos alunos favorecem o tratamento do conhecimento por meio da problematização e da articulação entre ciência, técnica e formação humanística; c) as atividades docentes sustentam-se na construção de conhecimentos por meio de metodologias participativas e; d) a docência sustenta-se no diálogo, na contextualização e na construção coletiva do conteúdo, em arranjos diferenciados para o espaço-tempo da aula, na relação professor-aluno e no conhecimento do professor, sem desconsiderar os saberes e as experiências dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilma Passos Alencastro VEIGA, Universidade de Brasília

Doutora e Pós-Doutora em Educação. Professora Emérita da Facudade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora na área de Profissão Docente, Currículo e Avaliação. Autora de inúmeras obras, com destaque para Projeto Político-Pedagógico: uma construção coletiva possível.

Edileuza Fernandes Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Educação na linha Profissão Docente, Currículo e Avaliação. Membro do Observatório de Educação Básica da FE/UnB. Autora de várias obras, com destaque para Ensino Fundamental: Da LDB à BNCC, indicado ao Prêmio Jabuti 2019

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

VEIGA, I. P. A., & Silva, E. F. (2020). Docência na educação superior: problematizadora e tecnocientífica. Revista Diálogo Educacional, 20(65). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS04