Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
À propos
À propos de cette revue
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Numéro courant
Archives
Soumissions
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contact
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 20 No 66 (2020): Práticas docentes: narrativas e representações sociais
Vol. 20 No 66 (2020): Práticas docentes: narrativas e representações sociais
Publiée:
2020-09-10
Apresentação
Apresentação
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Maria Paula Carreras, Adelina Novaes, Romilda Teodora Ens
935-945
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.ED01
Dossiê
Olhares psicossociais para a prática docente: elaboração de uma estratégia investigativa
Adelina Novaes, Érika Kulessa de Souza, Paulo Afranio Sant´Anna
946-961
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS01
Formação Docente como ambiente de pensamento: projeto representacional e processos narrativos
Daniela Freire Andrade, Ângela Cristina Lisboa Costa
962-988
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS02
Conceitos de “prática” no campo educacional: história conceitual e teoria das representações sociais em foco
André Augusto Diniz Lira, Lúcia Villas Bôas
989-1014
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS03
Representação social e inclusão: lidando com a diferença
Angela Maria Baltieri Souza, Clarilza Prado de Sousa, Helenice Maia Gonçalves
1015-1037
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS04
Uma perspectiva dialógica de representações sociais sobre o uso de tecnologias digitais em contexto educacional
Rafael Lira Gomes Bastos, Pollyanne Bicalho Ribeiro
1038-1063
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS05
Representações sociais do trabalho em tensão: narrativas de agentes e professores de Educação Infantil
Raquel Garcia Braga de Lima, Rita de Cássia Pereira Lima
1064-1090
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS06
Formação profissional e prática docente: representações sociais de professores da rede básica de ensino
Ivany Pinto Nascimento, Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura, Maura Lúcia Martins Cardoso
1091-1117
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS07
Investigação da prática pedagógica: formação continuada nas narrativas e representações de profissionais da educação
Jociane Emídia Silva Geronasso, Romilda Teodora Ens, Rui Trindade
1118-1143
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS08
Narrativas e representações sociais: professores de ensino fundamental e fracasso escolar
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Suellen Patereli Miragaia, Patrícia Diana Edith B. de S. e Camargo Ortiz Monteiro
1144-1161
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS09
Narrativas de educadores da socioeducação: representações sociais sobre adolescência na tessitura do trabalho socioeducativo
Ana Maria Eyng, Auda Ramos
1162-1184
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS10
Trabajo docente y narrativa: Las dimensiones del Ser docente
María Paula Carreras, Paula Belló, Cynthia María Torres Stockl
1185-1204
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS11
Educação Infantil e Cidade Educadora: pelas representações do discurso documental e das narrativas
Sueli Pereira Donato, Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel
1205-1229
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS12
A transição da educação infantil para o ensino fundamental narrada pelas crianças
Ecleide Cunico Furlanetto, Aline de Souza Medeiros, Karina Alves Biasoli
1230-1254
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS13
Documento autobiográfico: costuras estéticas nos processos narrativos da prática docente
Margaréte May Berkenbrock Rosito, Juliana Paiva Pereira de Souza
1255-1279
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS14
¿Qué esperan los alumnos de un “buen profesor”? Develando expectativas para repensar la práctica docente
María Luisa Bossolasco, Analía Claudia Chiecher
1280-1310
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS15
Mapa mental das representações sociais de professores do ensino fundamental sobre a educação étnico-racial
Antônio Luís Parlandin dos Santos, Glauber Ranieri Martins da Silva, Arlete Marinho Gonçalves
1311-1331
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS16
Um estudo sobre famílias de alunos de escola pública nas representações sociais construídas por docentes
Andreza Maria Lima, Laêda Bezerra Machado
1332-1356
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS17
Professoras idosas do campo: narrativas sobre formação e prática pedagógica
Maria Antônia Souza, Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Maria Iolanda Fontana
1357-1382
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS18
Artigos
Contribuições formativas do PIBID para a prática de reflexão linguística no ensino de Língua Portuguesa
Fabrício Oliveira da Silva, Andre Luiz Gaspari Madureira
1383-1409
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO01
A educação como prática da liberdade por meio do Teatro do Oprimido: novas aplicações educacionais
Mádson Francisco da Silva, Maria de Fátima Gomes da Silva
1410-1435
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO02
Diálogo, contextualização do saber e autonomia em Paulo Freire e a semipresencialidade na Educação Superior
Julio Cesar Godoy Bertolin, Rafaela Bohrz
1436-1461
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO03
Fixada à parede, a coisa escrita: o cotidiano escolar em invenção e crítica
Mitsi Pinheiro de Lacerda
1462-1485
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO04
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Développé par
Open Journal Systems