Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
About
About the Journal
Editorial Team
Privacy Statement
Current
Archives
Submissions
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 20 No. 66 (2020): Práticas docentes: narrativas e representações sociais
Vol. 20 No. 66 (2020): Práticas docentes: narrativas e representações sociais
Published:
2020-09-10
Editorial
Apresentação
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Maria Paula Carreras, Adelina Novaes, Romilda Teodora Ens
935-945
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.ED01
Dossier
Olhares psicossociais para a prática docente: elaboração de uma estratégia investigativa
Adelina Novaes, Érika Kulessa de Souza, Paulo Afranio Sant´Anna
946-961
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS01
Formação Docente como ambiente de pensamento: projeto representacional e processos narrativos
Daniela Freire Andrade, Ângela Cristina Lisboa Costa
962-988
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS02
Conceitos de “prática” no campo educacional: história conceitual e teoria das representações sociais em foco
André Augusto Diniz Lira, Lúcia Villas Bôas
989-1014
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS03
Representação social e inclusão: lidando com a diferença
Angela Maria Baltieri Souza, Clarilza Prado de Sousa, Helenice Maia Gonçalves
1015-1037
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS04
Uma perspectiva dialógica de representações sociais sobre o uso de tecnologias digitais em contexto educacional
Rafael Lira Gomes Bastos, Pollyanne Bicalho Ribeiro
1038-1063
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS05
Representações sociais do trabalho em tensão: narrativas de agentes e professores de Educação Infantil
Raquel Garcia Braga de Lima, Rita de Cássia Pereira Lima
1064-1090
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS06
Formação profissional e prática docente: representações sociais de professores da rede básica de ensino
Ivany Pinto Nascimento, Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura, Maura Lúcia Martins Cardoso
1091-1117
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS07
Investigação da prática pedagógica: formação continuada nas narrativas e representações de profissionais da educação
Jociane Emídia Silva Geronasso, Romilda Teodora Ens, Rui Trindade
1118-1143
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS08
Narrativas e representações sociais: professores de ensino fundamental e fracasso escolar
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Suellen Patereli Miragaia, Patrícia Diana Edith B. de S. e Camargo Ortiz Monteiro
1144-1161
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS09
Narrativas de educadores da socioeducação: representações sociais sobre adolescência na tessitura do trabalho socioeducativo
Ana Maria Eyng, Auda Ramos
1162-1184
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS10
Trabajo docente y narrativa: Las dimensiones del Ser docente
María Paula Carreras, Paula Belló, Cynthia María Torres Stockl
1185-1204
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS11
Educação Infantil e Cidade Educadora: pelas representações do discurso documental e das narrativas
Sueli Pereira Donato, Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel
1205-1229
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS12
A transição da educação infantil para o ensino fundamental narrada pelas crianças
Ecleide Cunico Furlanetto, Aline de Souza Medeiros, Karina Alves Biasoli
1230-1254
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS13
Documento autobiográfico: costuras estéticas nos processos narrativos da prática docente
Margaréte May Berkenbrock Rosito, Juliana Paiva Pereira de Souza
1255-1279
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS14
¿Qué esperan los alumnos de un “buen profesor”? Develando expectativas para repensar la práctica docente
María Luisa Bossolasco, Analía Claudia Chiecher
1280-1310
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS15
Mapa mental das representações sociais de professores do ensino fundamental sobre a educação étnico-racial
Antônio Luís Parlandin dos Santos, Glauber Ranieri Martins da Silva, Arlete Marinho Gonçalves
1311-1331
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS16
Um estudo sobre famílias de alunos de escola pública nas representações sociais construídas por docentes
Andreza Maria Lima, Laêda Bezerra Machado
1332-1356
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS17
Professoras idosas do campo: narrativas sobre formação e prática pedagógica
Maria Antônia Souza, Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Maria Iolanda Fontana
1357-1382
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS18
Articles
Contribuições formativas do PIBID para a prática de reflexão linguística no ensino de Língua Portuguesa
Fabrício Oliveira da Silva, Andre Luiz Gaspari Madureira
1383-1409
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO01
A educação como prática da liberdade por meio do Teatro do Oprimido: novas aplicações educacionais
Mádson Francisco da Silva, Maria de Fátima Gomes da Silva
1410-1435
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO02
Diálogo, contextualização do saber e autonomia em Paulo Freire e a semipresencialidade na Educação Superior
Julio Cesar Godoy Bertolin, Rafaela Bohrz
1436-1461
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO03
Fixada à parede, a coisa escrita: o cotidiano escolar em invenção e crítica
Mitsi Pinheiro de Lacerda
1462-1485
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO04
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Developed By
Open Journal Systems