Contribuições formativas do PIBID para a prática de reflexão linguística no ensino de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO01

Resumo

O trabalho analisa ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID para compreender o processo de iniciação à docência no referido Programa, bem como a percepção dos bolsistas no que diz respeito às práticas de reflexão linguística desenvolvidas em escolas. Para isso, é feita uma análise das discussões realizadas sobre o ensino de Língua Portuguesa, através de considerações provenientes do estudo científico da linguagem, mobilizadas no âmbito da Linguística a partir dos trabalhos de Bakhtin (2003); Fiorin (2004); Koch (2006); Possenti (1996). A pesquisa desenvolveu-se inspirada na abordagem (auto)biográfica, elegendo-se as narrativas constantes no memorial como dispositivo de recolha de informações. O trabalho possibilitou depreender contribuições reflexivas do ensino de língua materna, balizadas pela recondução conceitual mediante a apreensão teórica de perspectivas da Linguística. O estudo evidenciou, ainda, como o PIBID se insere como um processo formativo que se logra pela inserção dos estudantes nos contextos reais em que a profissão acontece. O processo de iniciação à docência, vivenciado no Programa, possibilita o conhecimento do cotidiano escolar como elemento que propicia a compreensão de como, e do que se ensina em matéria de gramática na escola, favorecendo o desenvolvimento de reflexões sobre o ensino de língua que permita aos participantes do PIBID a se assenhorar da ideia de estarem sendo autores de um ensino que seja significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Mestrado em Educação - PGE da Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária - NEPPU e Membro do Grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC - UNEB

Andre Luiz Gaspari Madureira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é Professor Adjunto de Letras/Linguística na Universidade do Estado da Bahia, Campus II, e Docente do quadro permanente no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB), Campus I. É pesquisador do Grupo de Estudos em Língua, Linguagem e Cultura. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso, Análise Textual, Argumentação, Semântica, Linguística, Ensino de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

Silva, F. O. da, & Madureira, A. L. G. (2020). Contribuições formativas do PIBID para a prática de reflexão linguística no ensino de Língua Portuguesa. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 1383–1409. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO01