Contribuições formativas do PIBID para a prática de reflexão linguística no ensino de Língua Portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO01

Resumen

O trabalho analisa ações desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID para compreender o processo de iniciação à docência no referido Programa, bem como a percepção dos bolsistas no que diz respeito às práticas de reflexão linguística desenvolvidas em escolas. Para isso, é feita uma análise das discussões realizadas sobre o ensino de Língua Portuguesa, através de considerações provenientes do estudo científico da linguagem, mobilizadas no âmbito da Linguística a partir dos trabalhos de Bakhtin (2003); Fiorin (2004); Koch (2006); Possenti (1996). A pesquisa desenvolveu-se inspirada na abordagem (auto)biográfica, elegendo-se as narrativas constantes no memorial como dispositivo de recolha de informações. O trabalho possibilitou depreender contribuições reflexivas do ensino de língua materna, balizadas pela recondução conceitual mediante a apreensão teórica de perspectivas da Linguística. O estudo evidenciou, ainda, como o PIBID se insere como um processo formativo que se logra pela inserção dos estudantes nos contextos reais em que a profissão acontece. O processo de iniciação à docência, vivenciado no Programa, possibilita o conhecimento do cotidiano escolar como elemento que propicia a compreensão de como, e do que se ensina em matéria de gramática na escola, favorecendo o desenvolvimento de reflexões sobre o ensino de língua que permita aos participantes do PIBID a se assenhorar da ideia de estarem sendo autores de um ensino que seja significativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Mestrado em Educação - PGE da Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária - NEPPU e Membro do Grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC - UNEB

Andre Luiz Gaspari Madureira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é Professor Adjunto de Letras/Linguística na Universidade do Estado da Bahia, Campus II, e Docente do quadro permanente no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB), Campus I. É pesquisador do Grupo de Estudos em Língua, Linguagem e Cultura. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso, Análise Textual, Argumentação, Semântica, Linguística, Ensino de Língua Portuguesa.

Publicado

2020-09-10

Cómo citar

Silva, F. O. da, & Madureira, A. L. G. (2020). Contribuições formativas do PIBID para a prática de reflexão linguística no ensino de Língua Portuguesa. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 1383–1409. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO01