Olhares psicossociais para a prática docente: elaboração de uma estratégia investigativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS01

Resumo

A análise sistemática das produções vinculadas aos projetos abrigados pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas apontou para a necessidade de desenvolvimento de uma pesquisa que buscasse uma compreensão contextualizada sobre representações sociais associadas à ação de professores. O Projeto “Olhares psicossociais para a prática docente” foi construído com o intuito de ampliar a possibilidade de estabelecer conexões entre representações sociais e práticas educacionais a partir da consideração de distintas formas de linguagem. Sua abordagem etnográfica e sua configuração em rede levaram à elaboração de um protocolo, consensuado com os 44 grupos de pesquisa associados ao Centro. O processo e o resultado da criação desse documento são apresentados no artigo, que visou ainda discutir os desafios da realização de um estudo multissituado e de se ambicionar uma generalização analítica com a conclusão do Projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelina Novaes, Fundação Carlos Chagas; Universidade Cidade de São Paulo

Coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Mestrado Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo.

Érika Kulessa de Souza, Fundação Carlos Chagas; Colégio Palmares

Assistente de pesquisa do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Docente de sociologia do Colégio Palmares.

Paulo Afranio Sant´Anna, Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri

Docente permanente da Licenciatura em Educação do Campo (UFVJM), do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde (UFVJM) e do Programa de Mestrado em Estudos Rurais (UFVJM). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas.

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

Novaes, A., de Souza, Érika K., & Sant´Anna, P. A. (2020). Olhares psicossociais para a prática docente: elaboração de uma estratégia investigativa. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 946–961. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS01