Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Acerca de
Sobre la revista
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Actual
Archivos
Envíos
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 20 Núm. 66 (2020): Práticas docentes: narrativas e representações sociais
Vol. 20 Núm. 66 (2020): Práticas docentes: narrativas e representações sociais
Publicado:
2020-09-10
Apresentação
Apresentação
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Maria Paula Carreras, Adelina Novaes, Romilda Teodora Ens
935-945
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.ED01
Dossiê
Olhares psicossociais para a prática docente: elaboração de uma estratégia investigativa
Adelina Novaes, Érika Kulessa de Souza, Paulo Afranio Sant´Anna
946-961
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS01
Formação Docente como ambiente de pensamento: projeto representacional e processos narrativos
Daniela Freire Andrade, Ângela Cristina Lisboa Costa
962-988
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS02
Conceitos de “prática” no campo educacional: história conceitual e teoria das representações sociais em foco
André Augusto Diniz Lira, Lúcia Villas Bôas
989-1014
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS03
Representação social e inclusão: lidando com a diferença
Angela Maria Baltieri Souza, Clarilza Prado de Sousa, Helenice Maia Gonçalves
1015-1037
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS04
Uma perspectiva dialógica de representações sociais sobre o uso de tecnologias digitais em contexto educacional
Rafael Lira Gomes Bastos, Pollyanne Bicalho Ribeiro
1038-1063
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS05
Representações sociais do trabalho em tensão: narrativas de agentes e professores de Educação Infantil
Raquel Garcia Braga de Lima, Rita de Cássia Pereira Lima
1064-1090
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS06
Formação profissional e prática docente: representações sociais de professores da rede básica de ensino
Ivany Pinto Nascimento, Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura, Maura Lúcia Martins Cardoso
1091-1117
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS07
Investigação da prática pedagógica: formação continuada nas narrativas e representações de profissionais da educação
Jociane Emídia Silva Geronasso, Romilda Teodora Ens, Rui Trindade
1118-1143
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS08
Narrativas e representações sociais: professores de ensino fundamental e fracasso escolar
Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Suellen Patereli Miragaia, Patrícia Diana Edith B. de S. e Camargo Ortiz Monteiro
1144-1161
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS09
Narrativas de educadores da socioeducação: representações sociais sobre adolescência na tessitura do trabalho socioeducativo
Ana Maria Eyng, Auda Ramos
1162-1184
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS10
Trabajo docente y narrativa: Las dimensiones del Ser docente
María Paula Carreras, Paula Belló, Cynthia María Torres Stockl
1185-1204
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS11
Educação Infantil e Cidade Educadora: pelas representações do discurso documental e das narrativas
Sueli Pereira Donato, Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel
1205-1229
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS12
A transição da educação infantil para o ensino fundamental narrada pelas crianças
Ecleide Cunico Furlanetto, Aline de Souza Medeiros, Karina Alves Biasoli
1230-1254
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS13
Documento autobiográfico: costuras estéticas nos processos narrativos da prática docente
Margaréte May Berkenbrock Rosito, Juliana Paiva Pereira de Souza
1255-1279
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS14
¿Qué esperan los alumnos de un “buen profesor”? Develando expectativas para repensar la práctica docente
María Luisa Bossolasco, Analía Claudia Chiecher
1280-1310
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS15
Mapa mental das representações sociais de professores do ensino fundamental sobre a educação étnico-racial
Antônio Luís Parlandin dos Santos, Glauber Ranieri Martins da Silva, Arlete Marinho Gonçalves
1311-1331
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS16
Um estudo sobre famílias de alunos de escola pública nas representações sociais construídas por docentes
Andreza Maria Lima, Laêda Bezerra Machado
1332-1356
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS17
Professoras idosas do campo: narrativas sobre formação e prática pedagógica
Maria Antônia Souza, Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Maria Iolanda Fontana
1357-1382
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS18
Artigos
Contribuições formativas do PIBID para a prática de reflexão linguística no ensino de Língua Portuguesa
Fabrício Oliveira da Silva, Andre Luiz Gaspari Madureira
1383-1409
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO01
A educação como prática da liberdade por meio do Teatro do Oprimido: novas aplicações educacionais
Mádson Francisco da Silva, Maria de Fátima Gomes da Silva
1410-1435
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO02
Diálogo, contextualização do saber e autonomia em Paulo Freire e a semipresencialidade na Educação Superior
Julio Cesar Godoy Bertolin, Rafaela Bohrz
1436-1461
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO03
Fixada à parede, a coisa escrita: o cotidiano escolar em invenção e crítica
Mitsi Pinheiro de Lacerda
1462-1485
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.AO04
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Desarrollado por
Open Journal Systems