Uma perspectiva dialógica de representações sociais sobre o uso de tecnologias digitais em contexto educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS05

Resumo

Tendo em vista a importância de se compreender como é construído um conhecimento socialmente compartilhado em contexto educacional, verificamos as representações sociais de professores de um curso de letras inglês de uma universidade do interior do estado do Ceará sobre o uso de tecnologias digitais. Para dar corpo à esta reflexão, utilizamos a Teoria das Representações Sociais na perspectiva dialógica. O dispositivo metodológico autoconfrontação possibilitou a geração do corpus discursivo. A análise se concentrou em torno das diferentes relações entre alter/ego/objeto flagradas nos diálogos com os professores. Concluímos que as representações sociais sobre o uso das tecnologias digitais em contexto educacional giram em torno de themata do tipo “fácil/difícil” e “certo/errado”. A semântica positiva dos léxicos “fácil” e “certo” construiu a representação de que o uso de tecnologias digitais é melhor para os alunos, fácil, prático e válido, enquanto a semântica negativa dos léxicos “difícil” e “errado” compôs a representação do objeto como uma obrigação, difícil, trabalhoso ou, até mesmo, inadequado. As relações dialógicas na tematização do objeto sinalizam que o tema ainda é palco de tensão e constantemente negociado nas práticas de linguagem dos professores. Advogamos, assim, pela necessidade de políticas púbicas que viabilizem a formação do professor de maneira a levá-lo a ressignificar a relação com as tecnologias digitais para além das categorias oposicionais verificadas.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Lira Gomes Bastos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009) e mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente é doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFC. É professor de Língua Inglesa pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará, SEDUC/CE, Brasil. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Dialógica do Discurso, Formação de Professores, Teoria das Representações Sociais, Clínica da Atividade Docente. 

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), graduação em Direito pelo Centro Universitário FUMEC (2000), mestrado em Educação pela Universidade São Marcos (2004), doutorado em Linguística Aplicada pela Puc Minas (2008) e pós-doutorado em Linguística Aplicada (USP). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área da Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: gêneros discursivos, identidade do professor, memoriais, representações sociais; formação de professores; letramento, material didático.

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

Bastos, R. L. G., & Ribeiro, P. B. (2020). Uma perspectiva dialógica de representações sociais sobre o uso de tecnologias digitais em contexto educacional. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 1038–1063. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS05