Narrativas de educadores da socioeducação: representações sociais sobre adolescência na tessitura do trabalho socioeducativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS10

Resumo

No texto colocamos sob interpretação as representações sociais de educadores da socioeducação sobre a adolescência. A abordagem transversal do objeto se dá na análise da rede de significados, que configuram as representações sociais de um grupo multiprofissional de educadores, os quais enunciam suas narrativas sobre um objeto e num contexto compartilhado. O estudo das representações tem como aporte as contribuições de Moscovici (1961) e o aplicado nos estudos de Alves‑Mazzotti (2015), Passeggi (2011), Ribeiro, Carvalho e Antunes-Rocha (2017), Sousa et al. (2014), Teibe e Andrade (2017). As narrativas em discussão advêm de estudo de campo, que abrangeu observação das dinâmicas de interação entre sujeitos no contexto das práticas socioeducativas e entrevistas individuais com a escuta de 17 educadores que compõem a equipe multiprofissional. Das narrativas dos educadores colocamos em destaque as significações sobre a adolescência e os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. As representações sociais extraídas das narrativas dos educadores estão ancoradas em duas direções em contradição que constituem as redes de significados acerca dos adolescentes. As representações sociais sobre a adolescência, nas quais ainda persistem narrativas da situação irregular, ampliam sobremaneira as demandas das práticas socioeducativas que, além do trabalho multidisciplinar, desafiam a desconstrução de tais referências na perspectiva da garantia dos direitos da infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Eyng, PUCPR

Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e pesquisadora no programa de mestrado e doutorado em Educação PPGE/PUCPR. Pós-doutora em Ciências Humanas e Sociais na área de Políticas Públicas/ Estudos de Minorias. Coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas - PUCPR, Leitora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores. Tem experiência e publicações na área de políticas da educação, formação de professores, garantia de direitos, violências nas escolas, direitos da infância.

Auda Ramos, PUC/PR SME/Curitiba, SEED/PR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Mestre em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ) e Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Atualmente atua na Coordenação Pedagógica do Programa de Educação em Unidade Socioeducativa (PROEDUSE) no Centro de Socioeducação Joana Miguel Richa (Curitiba/PR), através do Convênio entre as Secretarias de Estado da Educação (SEED) e Justiça, Família e Trabalho (SEJUF). Atua ainda, na Rede Municipal de Ensino (RME) da cidade de Curitiba, na equipe da Gerência da Gestão Escolar no Departamento de Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

Eyng, A. M., & Ramos, A. (2020). Narrativas de educadores da socioeducação: representações sociais sobre adolescência na tessitura do trabalho socioeducativo. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 1162–1184. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS10