Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Acerca de
Sobre la revista
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Actual
Archivos
Envíos
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 22 Núm. 73 (2022): História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes
Vol. 22 Núm. 73 (2022): História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes
Publicado:
2022-06-15
Apresentação
História e memória da escola pública no Paraná:
temas, problemas e fontes
João Carlos da Silva, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AP01
Dossiê
A expansão do ensino público a partir da reivindicação da população paranaense
Luciana Kubaski Alves, Vera Lucia Martiniak
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS01
A implantação da Escola Luterana Concórdia (1955-1969) no contexto da colonização do oeste paranaense
Rodrigo Pinto de Andrade, Cézar Alencar Arnaut de Toledo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS02
Educação pública primária paranaense em discursos governamentais (1961-1971)
Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Thais Bento Faria
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS03
O processo de institucionalização do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal: uma análise sobre o currículo escolar (1953-1975)
Viviane De Oliveira Berloffa Caraçato, Maria Cristina Gomes Machado, Maria Angélica Olivo Francisco Lucas
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS04
Itinerários de uma reforma sob o argumento econômico-pedagógico
Plano de Reforma Geral de Azevedo Macedo para a Escola Primária paranaense na década de 1910
Sidmar dos Santos Meurer
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS05
A educação escolar secundária no Norte Pioneiro do Paraná
a criação de Ginásios entre os anos de 1938 e 1961
Flávio Massami Martins Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS06
A estruturação da profissão docente na Província do Paraná (1854-1870)
Tony Honorato, Fernanda Cristina de Souza Pedrão, Simone Burioli Ivashita
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS07
A incorporação da cultura física na instrução pública paranaense
em busca de uma Gymnastica racional (1882-1917)
Marcelo Moraes e Silva, Vera Luiza Moro, Gizele de Souza
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS08
O Instituto Nossa Senhora da Glória e a escolarização em Francisco Beltrão-PR e região (1952-1982)
Moacir da Costa Belliato, Andre Paulo Castanha
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS09
O fotógrafo vai à escola
Os usos da fotografia escolar por parte dos dirigentes da instrução pública primária (Paraná, Brasil, 1910-1950)
Etienne Baldez
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS10
30 anos da gratuidade nas universidades públicas paranaenses
avanços e desafios
João Carlos da Silva, Anderson Szeuczuk
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS11
A Pedagogia Histórico-Crítica no Paraná durante o governo de Roberto Requião (1991-1994)
o começo do fim
Kassia Camila Gonçalves, Paulino José Orso
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS12
A concepção de linguagem defendida na revista “O Ensino” da inspetoria do Paraná (1922-1924)
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Sandra do Rocio Ferreira Leal, Maria Isabel Moura Nascimento
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS13
Primeiras letras, pesca, pasto e lavoura
a influência do Código de Menores Mello Mattos no Paraná
Maria Nilvane Fernandes
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS14
História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (1869-2008)
Wilson Lemos Junior, Vanessa Cauê Krugel
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS15
Artigos
Escala brasileira de engajamento docente
mensurando o nível de envolvimento dos professores com o processo de ensino e aprendizagem
Ernandes Rodrigues do Nascimento, Maria Auxiliadora Soares Padilha
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO01
100 anos da revista Pedagogium e a pesquisa em História da Educação
Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo, Olívia Morais de Medeiros Neta
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO02
Freire y liberación: lograr la igualdad en tiempos de opresión
a conquista da igualdade em tempos de opressão
Lindomar Wessler Boneti
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO03
Lógicas de ação docente em tempos de pandemia
entre inovações pedagógicas e a manutenção da forma escolar
Silvana Soares de Araujo Mesquita, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO04
Educação em unidades prisionais
considerações sobre a prática pedagógica de professores
Jairo Antônio da Paixão, Guilherme Magalhães, Glauber César Cruz Custódio
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO05
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Desarrollado por
Open Journal Systems