A concepção de linguagem defendida na revista “O Ensino” da inspetoria do Paraná (1922-1924)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS13

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar a história da educação pela imprensa escrita, na década de 1920, com o objetivo investigar na revista “O Ensino” a concepção de linguagem veiculada aos professores da rede pública do estado do Paraná, uma vez que a referida revista era publicada pela Inspetoria de Ensino do Estado. Para tanto, foi utilizada especificamente a matéria que trata da concepção que permeava o ensino da língua portuguesa no estado do Paraná sob o título “O Ensino da Linguagem”, tendo como embasamento autores que tratam das concepções da linguagem, realizando o cotejamento entre os excertos da matéria. As reflexões sobre a revista “O Ensino” nos ajudam a compreender as iniciativas governamentais e as intencionalidades do Estado no que se refere à educação pública paranaense, apontando não apenas a base política do estado. Essa fonte de pesquisa demonstra também que esse material é rico em possibilidades de pesquisa, uma vez que registra o imediato e o contemporâneo do contexto veiculado, cabendo ao pesquisador o desafio de fazer a releitura, pois a imprensa não é neutra, e este desafio cabe ao pesquisador analisar, olhando o fenômeno em suas várias determinações, bem como seus reflexos na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)-Campus de União da Vitória

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson e em Letras pela FECLI, atualmente Universidade Estadual do Centro-Oeste. Pós - Doutora em História e Políticas Educacionaise pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014), bem como Doutora ( 2014) e Mestre em Educação pela mesma universidade (2006). Possui especialização em Educação Infantil (UTP) e Supervisão, Orientação e Gestão Educacional (UNICENTRO). Professora da rede municipal de ensino de Irati, de 1989 a 2018, com experiência nos anos iniciais e na coordenação pedagógica. Secretária de Educação do Município de Irati (2013-2016). Professora Adjunto da Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR- Campus de União da Vitória. Integrante do Grupo de Pesquisa HISTEDBR - Campos Gerais; do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação: teoria e prática /Núcleo de Estudos de Fundamentos da Educação e Métodos (NEFEM - UNESPAR/UV). Dedica pesquisas e discute as temáticas: história da educação, imprensa e educação, formação de professor, gestão escolar e metodologias de ensino nos anos iniciais.

Sandra do Rocio Ferreira Leal, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR Campos Gerais. Coordenadora de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Atuou como coordenadora pedagógica no programa Pró-Letramento - Alfabetização e Linguagem. Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, direcionado aos acadêmicos de Letras, habilitação Português-Inglês. Atuou como docente no programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Professora de Português e Inglês nos Ensinos Fundamental II e Médio, nas redes pública e privada de ensino. Docente nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia e de pós-graduação, na UEPG e em outras instituições e ensino superior. Professora aposentada do Departamento de Estudos da Linguagem da UEPG. 

Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

É graduada em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais de Americana (1992), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUCAMP (1996) e Doutora em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2011). Bolsa de Produtividade em Pesquisa-Fundação Araucária 2014/2016. Possui Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq. Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG onde trabalha desde (1990) e atua como Professora no curso de graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado desta instituição. Membro do Comitê Científico de Ciências Humanas do PIBIC/CNPq -UEPG, (2008/2010). Assumiu em (2009 / 2012) titularidade como membro do Comitê de Assessoramento da Educação (CAAs) da Fundação Araucária. É associada da SBHE e Secretária Executiva do HISTEDBR(2002-2011). É membro de corpo editorial e parecerista de Revistas da área da Educação, como: HISTEDBR On-line (UNICAMP/SP), Olhar de Professor (UEPG/PR), Periódico da Revista Roteiro Editora Unoesc, Editora da Universidade Estadual de Maringá(Eduem/PR); Participa como líder no Grupo de Pesquisas História, Sociedade e Educação" dos Campos Gerais - PR no contexto internacional, com participação de pesquisadores da Universidade de Rovuma Moçambique. Participa desde 1992 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR) Tem experiência na Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes áreas: História, Trabalho e Educação; Historiografia da Educação; História da Reconstrução das Instituições, Escolares no Brasil; Imprensa e a Educação e o Negro e a Educação.

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Zanlorenzi, C. M. P., Leal, S. do R. F., & Nascimento, M. I. M. (2022). A concepção de linguagem defendida na revista “O Ensino” da inspetoria do Paraná (1922-1924). Revista Diálogo Educacional, 22(73). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS13