Educação pública primária paranaense em discursos governamentais (1961-1971)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS03

Resumo

O artigo analisa os discursos das mensagens de dois governadores do Paraná, Ney Braga (1961-1965) e Paulo Pimentel (1966-1971), em especial sobre a educação pública primária entre os anos de 1961 e 1971. A metodologia de trabalho se pauta em pesquisas bibliográficas e documental. Além disso, toma como referência Foucault (2008, 2014). Com base nesse autor, a análise é feita a partir de algumas unidades de discurso, dentre outras, as quais são proferidas pelos dois governantes de modo relacional com outras unidades. Os dois grupos de mensagens de governo, pronunciadas na assembleia, em diferentes enunciados, contêm ditos sobre realizações e o que estava previsto realizar, e não ditos. A investigação indaga: que discursos estão presentes em mensagens de governo sobre a educação pública primária no contexto do desenvolvimentismo paranaense entre 1961 e 1971? Os dados da análise apontam para ditos de efeito de sentido, principalmente por se tratar de discursos políticos e compromissos assumidos publicamente, explícitas relações de poder e saber. Entre os não ditos, destacam-se a ausência e a falta de reconhecimento das realizações de governos anteriores. Embora a educação estivesse discursivamente no conjunto das mensagens como essencial para o desenvolvimento econômico (ora para o desenvolvimento industrial, ora para o desenvolvimento integrado), de fato não ocupa papel central no discurso político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de Salamanca. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/Paraná). Líder do Grupo de pesquisa História das Instituições Escolares no Brasil.

Thais Bento Faria, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora pedagoga da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), em Alvorada do Sul. Professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação: Intelectuais e Instituições Escolares (UEM).

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Teixeira Corrêa, R. L., & Faria, T. B. (2022). Educação pública primária paranaense em discursos governamentais (1961-1971). Revista Diálogo Educacional, 22(73). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS03