100 anos da revista Pedagogium e a pesquisa em História da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO02

Resumo

Produzido no contexto da celebração dos 100 anos da criação da revista Pedagogium da Associação de Professores do Rio Grande do Norte, este trabalho foi construído com o intuito de apresentar o impresso como fonte e objeto para a História da Educação. A Pedagogium foi publicada pela primeira vez em julho de 1921, com o objetivo de contribuir para a formação dos professores e fortalecimento do magistério. Para este estudo, adotamos como fontes os números do impresso disponíveis no Repositório de História e Memória da Educação (RHISME/UFRN) e os jornais natalenses disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira. Nosso aporte teórico é constituído, especialmente, das contribuições de Ribeiro (2003, 2020), Certeau (1982), Zicman (1985) e Bastos (2015). Construímos nosso trabalho a partir da análise do impresso em suas três fases, buscando compreender os elementos que a caracterizavam, sobretudo acerca da sua materialidade e das temáticas contempladas. Compreendemos a revista como um lugar de memória (NORA, 1993) e destacamos suas potencialidades para o campo da História da Educação, sobretudo pela circulação de ideias pedagógicas que ela possibilitava e pelos diversos intelectuais envolvidos no processo de sua construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN), sob orientação da Professora Drª Olívia Morais de Medeiros Neta. Mestre em Educação pelo PPGED/UFRN (2020). Possui especialização em Formação Docente para o Ensino Superior pelo Centro Universitário FACEX (2016), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (2013) e graduação em Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação; história e historiografia da educação e história intelectual. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero.

 

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É defensora da escola pública e sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America - HistELA (ISSN 2596-0113). Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE-ANPEd) e representante da região Nordeste na SBHE. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, teoria e metodologia da história, historiografia e educação profissional.

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Azevedo, L. P. de M. C., & Medeiros Neta, O. M. de. (2022). 100 anos da revista Pedagogium e a pesquisa em História da Educação. Revista Diálogo Educacional, 22(73). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO02