100 anos da revista Pedagogium e a pesquisa em História da Educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO02

Resumen

Produzido no contexto da celebração dos 100 anos da criação da revista Pedagogium da Associação de Professores do Rio Grande do Norte, este trabalho foi construído com o intuito de apresentar o impresso como fonte e objeto para a História da Educação. A Pedagogium foi publicada pela primeira vez em julho de 1921, com o objetivo de contribuir para a formação dos professores e fortalecimento do magistério. Para este estudo, adotamos como fontes os números do impresso disponíveis no Repositório de História e Memória da Educação (RHISME/UFRN) e os jornais natalenses disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira. Nosso aporte teórico é constituído, especialmente, das contribuições de Ribeiro (2003, 2020), Certeau (1982), Zicman (1985) e Bastos (2015). Construímos nosso trabalho a partir da análise do impresso em suas três fases, buscando compreender os elementos que a caracterizavam, sobretudo acerca da sua materialidade e das temáticas contempladas. Compreendemos a revista como um lugar de memória (NORA, 1993) e destacamos suas potencialidades para o campo da História da Educação, sobretudo pela circulação de ideias pedagógicas que ela possibilitava e pelos diversos intelectuais envolvidos no processo de sua construção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN), sob orientação da Professora Drª Olívia Morais de Medeiros Neta. Mestre em Educação pelo PPGED/UFRN (2020). Possui especialização em Formação Docente para o Ensino Superior pelo Centro Universitário FACEX (2016), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (2013) e graduação em Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação; história e historiografia da educação e história intelectual. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero.

 

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É defensora da escola pública e sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America - HistELA (ISSN 2596-0113). Coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE-ANPEd) e representante da região Nordeste na SBHE. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, teoria e metodologia da história, historiografia e educação profissional.

Publicado

2022-06-15

Cómo citar

Azevedo, L. P. de M. C., & Medeiros Neta, O. M. de. (2022). 100 anos da revista Pedagogium e a pesquisa em História da Educação. Revista Diálogo Educacional, 22(73). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO02