Lógicas de ação docente em tempos de pandemia

entre inovações pedagógicas e a manutenção da forma escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO04

Resumo

Este trabalho visa a identificar novas e antigas lógicas de ação que transitam pelo trabalho docente em tempos de pandemia de Covid-19, permitindo reunir elementos para refletir sobre inovação pedagógica e reinvenção da escola. O trabalho analisa os dados provenientes de duas pesquisas nacionais quantitativas, Fundação Carlos Chagas e Gestrado, além de dados qualitativos produzidos por observações do cotidiano de nove professores que atuam nos anos iniciais de quatro escolas, através de relatório de vinte e quatro estagiários de um curso de pedagogia. Identificam-se quatro novas lógicas que passaram a influenciar o trabalho dos professores: a lógica curricular, a lógica do tempo e espaço, a lógica do ensino-aprendizagem e a lógica relacional. Constata-se que, mesmo diante dessas novas lógicas, as práticas pedagógicas dos docentes, associadas aos objetivos da escola e ao currículo, não se alteram frente às lógicas de ação tradicionais, pois a forma escolar dominante limita as possibilidades de reinvenção. No entanto, professores, nomeados de inovadores, conseguem construir outras lógicas de ação com base em novas respostas para questões clássicas sobre “Por que ensinar? Para quem ensinar? O que ensinar? Como ensinar?”. Conclui-se que a reinvenção da escola pós-pandemia passa pela resiliência e inovação de professores capazes de desnaturalizar lógicas de ação curriculares, organizacionais e didáticas.

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Biografia do Autor

Silvana Soares de Araujo Mesquita, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Departamento de Educação, PUC-Rio
Coordenadora da graduação- Pedagogia, PUC-Rio
Doutora em Educação- PUC-Rio
Especialista em Ensino de Ciências - UERJ
Jovem Cientista do Nosso Estado-FAPERJ
Pesquisas em Formação de Professores e Didática

Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Departamento de Educação, PUC-Rio
Doutora em Educação
Cientista do Nosso Estado-FAPERJ
Pesquisas sobre Professores, Didática, Currículo e Avaliação

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Mesquita, S. S. de A., & Souza, M. I. G. F. M. de. (2022). Lógicas de ação docente em tempos de pandemia: entre inovações pedagógicas e a manutenção da forma escolar. Revista Diálogo Educacional, 22(73). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO04