Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
About
About the Journal
Editorial Team
Indexadores
Privacy Statement
Current
Archives
Submissions
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 22 No. 73 (2022): História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes
Vol. 22 No. 73 (2022): História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes
Published:
2022-06-15
Editorial
História e memória da escola pública no Paraná:
temas, problemas e fontes
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AP01
João Carlos da Silva, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
PDF (Português (Brasil))
Dossier
A expansão do ensino público a partir da reivindicação da população paranaense
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS01
Luciana Kubaski Alves, Vera Lucia Martiniak
PDF (Português (Brasil))
A implantação da Escola Luterana Concórdia (1955-1969) no contexto da colonização do oeste paranaense
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS02
Rodrigo Pinto de Andrade, Cézar Alencar Arnaut de Toledo
PDF (Português (Brasil))
Educação pública primária paranaense em discursos governamentais (1961-1971)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS03
Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Thais Bento Faria
PDF (Português (Brasil))
O processo de institucionalização do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal: uma análise sobre o currículo escolar (1953-1975)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS04
Viviane De Oliveira Berloffa Caraçato, Maria Cristina Gomes Machado, Maria Angélica Olivo Francisco Lucas
PDF (Português (Brasil))
Itinerários de uma reforma sob o argumento econômico-pedagógico
Plano de Reforma Geral de Azevedo Macedo para a Escola Primária paranaense na década de 1910
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS05
Sidmar dos Santos Meurer
PDF (Português (Brasil))
A educação escolar secundária no Norte Pioneiro do Paraná
a criação de Ginásios entre os anos de 1938 e 1961
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS06
Flávio Massami Martins Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
PDF (Português (Brasil))
A estruturação da profissão docente na Província do Paraná (1854-1870)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS07
Tony Honorato, Fernanda Cristina de Souza Pedrão, Simone Burioli Ivashita
PDF (Português (Brasil))
A incorporação da cultura física na instrução pública paranaense
em busca de uma Gymnastica racional (1882-1917)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS08
Marcelo Moraes e Silva, Vera Luiza Moro, Gizele de Souza
PDF (Português (Brasil))
O Instituto Nossa Senhora da Glória e a escolarização em Francisco Beltrão-PR e região (1952-1982)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS09
Moacir da Costa Belliato, Andre Paulo Castanha
PDF (Português (Brasil))
O fotógrafo vai à escola
Os usos da fotografia escolar por parte dos dirigentes da instrução pública primária (Paraná, Brasil, 1910-1950)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS10
Etienne Baldez
PDF (Português (Brasil))
30 anos da gratuidade nas universidades públicas paranaenses
avanços e desafios
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS11
João Carlos da Silva, Anderson Szeuczuk
PDF (Português (Brasil))
A Pedagogia Histórico-Crítica no Paraná durante o governo de Roberto Requião (1991-1994)
o começo do fim
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS12
Kassia Camila Gonçalves, Paulino José Orso
PDF (Português (Brasil))
A concepção de linguagem defendida na revista “O Ensino” da inspetoria do Paraná (1922-1924)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS13
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Sandra do Rocio Ferreira Leal, Maria Isabel Moura Nascimento
PDF (Português (Brasil))
Primeiras letras, pesca, pasto e lavoura
a influência do Código de Menores Mello Mattos no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS14
Maria Nilvane Fernandes
PDF (Português (Brasil))
História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (1869-2008)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS15
Wilson Lemos Junior, Vanessa Cauê Krugel
PDF (Português (Brasil))
Articles
Escala brasileira de engajamento docente
mensurando o nível de envolvimento dos professores com o processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO01
Ernandes Rodrigues do Nascimento, Maria Auxiliadora Soares Padilha
PDF (Português (Brasil))
100 anos da revista Pedagogium e a pesquisa em História da Educação
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO02
Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo, Olívia Morais de Medeiros Neta
PDF (Português (Brasil))
Freire and Liberation: Achieving Equality in Times of Oppression
a conquista da igualdade em tempos de opressão
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO03
Lindomar Wessler Boneti
PDF (Português (Brasil))
Lógicas de ação docente em tempos de pandemia
entre inovações pedagógicas e a manutenção da forma escolar
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO04
Silvana Soares de Araujo Mesquita, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
PDF (Português (Brasil))
Educação em unidades prisionais
considerações sobre a prática pedagógica de professores
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO05
Jairo Antônio da Paixão, Guilherme Magalhães, Glauber César Cruz Custódio
PDF (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Developed By
Open Journal Systems