A estruturação da profissão docente na Província do Paraná (1854-1870)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS07

Resumo

O objetivo consiste em caracterizar elementos da estruturação da profissão docente na província do Paraná, segundo as publicações no jornal Dezenove de Dezembro (1854-1870). O território paranaense, como a Quinta Comarca Curitiba, pertencia à província de São Paulo, e no dia Dezenove de Dezembro de 1853 teve seu desmembramento oficializado, emancipando-se como a província do Paraná. Em busca do utópico progresso e desenvolvimento da sociedade, o governo provincial do Paraná vislumbrava na instrução pública uma forma de instruir e civilizar a população. Naquele momento, a profissão docente foi elevada como agência fundamental para tal missão. Frente a este cenário, passou a ser essencial a estudar a estruturação da profissão docente na recém província do Paraná. Para tanto, elegemos como fonte de pesquisa histórica o jornal Dezenove de Dezembro, que foi um veículo da imprensa publicado durante todo o período provincial paranaense. Como fundamento metodológico, consideramos as orientações sobre as possibilidades e os limites da imprensa como fonte para a escrita da história (LUCA, 2005; CRUZ & PEIXOTO, 2007) e da história da educação (CARVALHO, 2007; PINTO, 2017). Como resultado, o jornal permitiu compreender a estruturação da profissão docente no Paraná por meio dos concursos, aposentadorias, contratos, salários, instituições de ensino e valores sociais ligados à condição de ser professor(a) no período oitocentista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professor Doutor do Departamento de Educação (EDU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Fernanda Cristina de Souza Pedrão, Secretaria de Educação do Município de Cianorte.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Cianorte.

Simone Burioli Ivashita, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora Doutora do Departamento de Educação (EDU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Honorato, T., Pedrão, F. C. de S., & Ivashita, S. B. (2022). A estruturação da profissão docente na Província do Paraná (1854-1870) . Revista Diálogo Educacional, 22(73). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS07