Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
À propos
À propos de cette revue
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Numéro courant
Archives
Soumissions
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contact
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 22 No 73 (2022): História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes
Vol. 22 No 73 (2022): História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes
Publiée:
2022-06-15
Apresentação
História e memória da escola pública no Paraná:
temas, problemas e fontes
João Carlos da Silva, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AP01
Dossiê
A expansão do ensino público a partir da reivindicação da população paranaense
Luciana Kubaski Alves, Vera Lucia Martiniak
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS01
A implantação da Escola Luterana Concórdia (1955-1969) no contexto da colonização do oeste paranaense
Rodrigo Pinto de Andrade, Cézar Alencar Arnaut de Toledo
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS02
Educação pública primária paranaense em discursos governamentais (1961-1971)
Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Thais Bento Faria
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS03
O processo de institucionalização do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal: uma análise sobre o currículo escolar (1953-1975)
Viviane De Oliveira Berloffa Caraçato, Maria Cristina Gomes Machado, Maria Angélica Olivo Francisco Lucas
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS04
Itinerários de uma reforma sob o argumento econômico-pedagógico
Plano de Reforma Geral de Azevedo Macedo para a Escola Primária paranaense na década de 1910
Sidmar dos Santos Meurer
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS05
A educação escolar secundária no Norte Pioneiro do Paraná
a criação de Ginásios entre os anos de 1938 e 1961
Flávio Massami Martins Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS06
A estruturação da profissão docente na Província do Paraná (1854-1870)
Tony Honorato, Fernanda Cristina de Souza Pedrão, Simone Burioli Ivashita
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS07
A incorporação da cultura física na instrução pública paranaense
em busca de uma Gymnastica racional (1882-1917)
Marcelo Moraes e Silva, Vera Luiza Moro, Gizele de Souza
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS08
O Instituto Nossa Senhora da Glória e a escolarização em Francisco Beltrão-PR e região (1952-1982)
Moacir da Costa Belliato, Andre Paulo Castanha
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS09
O fotógrafo vai à escola
Os usos da fotografia escolar por parte dos dirigentes da instrução pública primária (Paraná, Brasil, 1910-1950)
Etienne Baldez
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS10
30 anos da gratuidade nas universidades públicas paranaenses
avanços e desafios
João Carlos da Silva, Anderson Szeuczuk
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS11
A Pedagogia Histórico-Crítica no Paraná durante o governo de Roberto Requião (1991-1994)
o começo do fim
Kassia Camila Gonçalves, Paulino José Orso
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS12
A concepção de linguagem defendida na revista “O Ensino” da inspetoria do Paraná (1922-1924)
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Sandra do Rocio Ferreira Leal, Maria Isabel Moura Nascimento
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS13
Primeiras letras, pesca, pasto e lavoura
a influência do Código de Menores Mello Mattos no Paraná
Maria Nilvane Fernandes
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS14
História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (1869-2008)
Wilson Lemos Junior, Vanessa Cauê Krugel
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS15
Artigos
Escala brasileira de engajamento docente
mensurando o nível de envolvimento dos professores com o processo de ensino e aprendizagem
Ernandes Rodrigues do Nascimento, Maria Auxiliadora Soares Padilha
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO01
100 anos da revista Pedagogium e a pesquisa em História da Educação
Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo, Olívia Morais de Medeiros Neta
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO02
Freire e a libertação:
a conquista da igualdade em tempos de opressão
Lindomar Wessler Boneti
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO03
Lógicas de ação docente em tempos de pandemia
entre inovações pedagógicas e a manutenção da forma escolar
Silvana Soares de Araujo Mesquita, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de Souza
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO04
Educação em unidades prisionais
considerações sobre a prática pedagógica de professores
Jairo Antônio da Paixão, Guilherme Magalhães, Glauber César Cruz Custódio
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.AO05
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Développé par
Open Journal Systems