A incorporação da cultura física na instrução pública paranaense

em busca de uma Gymnastica racional (1882-1917)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS08

Resumo

O presente artigo investigou o processo de incorporação da cultura física pela instrução pública do Paraná, principalmente a inserção dos saberes relativos à Gymnastica, no período compreendido entre os anos de 1882 e 1917. Os documentos utilizados foram os relatórios de Governo, Coleção de Leis, Decretos, Actos e Regulamentos, com especial atenção aos manuscritos que tratam da situação da instrução pública paranaense. Também foram utilizadas as fontes jornalísticas, encontradas nos seguintes periódicos paranaenses: Dezenove de Dezembro, A República, Diário da Tarde, A Notícia e A Tribuna. A análise dos documentos indicou um lento processo de especialização da Gymnastica, marcado por uma série de avanços e recuos em busca de uma ginástica que contribuísse para a educação physica dos jovens paranaenses. A título de conclusão o artigo aponta que, nesse processo de incorporação dos elementos da cultura física, a instrução pública paranaense caminhou em direção a uma ginástica com um forte apelo racional, higiênico e educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Moraes e Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, ministrando aulas na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Linha de Pesquisa Aspectos Socioculturais do Esporte e do Lazer) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação) da mesma universidade.

Vera Luiza Moro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (1988), especialização em Pensamento Contemporâneo (Sec.XX) pela PUC/PR (1990), mestrado em Educação: currículo e conhecimento pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2022). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná, onde atua no Departamento de Educação Física. 

Gizele de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com Estágio de Doutoramento Bolsa Sanduíche/Capes em História da Infância na Università degli Studi di Pavia. Pós-Doutora pela Università degli Studi di Firenze, com bolsa Sênior/CAPES. É professora efetiva do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná e da Linha de História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. É Editora Chefe da Educar em Revista (UFPR) a partir de agosto de 2018, tendo ocupado anteriormente o posto de Editoria Adjunta da mesma. Coordena o NEPIE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil. 

Downloads

Publicado

2022-06-15

Como Citar

Moraes e Silva, M., Moro, V. L., & Souza, G. de. (2022). A incorporação da cultura física na instrução pública paranaense: em busca de uma Gymnastica racional (1882-1917). Revista Diálogo Educacional, 22(73). https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.073.DS08