Vol. 17 Núm. 54 (2017): Políticas de Educação Superior

Publicado: 2017-09-27

Dossiê

  • A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os Institutos Federais em questão

    Leandro Turmena, Mário Luiz Neves de Azevedo
    1067-1084
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS01
  • La tercera generación de regulaciones de la educación superior a distancia en América Latina

    Claudio Rama
    1085-1124
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS02
  • Academic rankings in higher education: trends of international scientific literature

    Armando Gonçalves, Adolfo Ignacio Calderón
    1125-1145
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS03
  • Políticas Educacionais para a educação superior e os dilemas das licenciaturas: questões curriculares

    Neide Cavalcante Guedes, Rita de Cássia Prazeres Frangella
    1147-1162
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS04
  • Curriculum interfaces at the undergraduation for the effectiveness of human rights education

    Ana Maria Eyng, Marizete Santana dos Santos, Paulinho Vogel
    1163-1182
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS05
  • Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas

    Ana Rita Faria, Pedro Guilherme Rocha dos Reis, Maria Helena Peralta
    1183-1206
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS06
  • Cotas raciais na universidade brasileira e a ideologia da meritocracia

    Maurício Silva
    1207-1221
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS07
  • Policies related to access to higher education and work: academic education in question

    Maria Lourdes Gisi, Gisele do Rocio Cordeiro, Angela Sugamosto Westphal
    1223-1240
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS08
  • A democratização do acesso à educação superior no Brasil

    Sirley Terezinha Filipak, Eduardo Felipe Hennerich Pacheco
    1241-1268
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS09

Artigos

  • Former à la méthodologie de la recherche en Sciences Humaines et Sociales : le cas des masters Universitaires Français

    Benoît Raveleau
    1271-1312
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.AO01
  • O currículo escolar e o fim das utopias pedagógicas: distopia ou reposicionamento de apostas?

    Juares da Silva Thiesen
    1313-1333
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.AO02
  • Algumas considerações sobre formação de professores e o habitus docente

    Adriane Knoblauch, Giselly Cristini Mondardo, Luciane Aparecida Moraes Capponi
    1335-1351
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.AO03
  • Avaliação externa e qualidade da educação: formação docente em questão

    Ocimar Munhoz Alavarse, Cristiane Machado, Paulo Henrique Arcas
    1353-1375
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.AO04
  • A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental

    Maria Iolanda Monteiro
    1377-1397
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.AO05

Apresentação

  • Editorial

    Maria Lourdes Gisi, Sirley Terezinha Filipak, Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    1059-1064
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.ED01

Entrevistas