Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas

Autores

  • Ana Rita Faria Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal
  • Pedro Guilherme Rocha dos Reis Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
  • Maria Helena Peralta Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS06

Palavras-chave:

Formação pós-graduada. Professores. Avaliação do impacto. Sugestões.

Resumo

A investigação apresentada teve como problema central estudar o impacto da Formação Pós-Graduada (FPG) de professores do Ensino Básico (EB) e do Ensino Secundário (ES) em dois agrupamentos de escolas em Portugal. Procurámos entender se os professores assumem essa formação como um benefício e de que forma isso se manifesta na melhoria do seu desempenho profissional, das escolas e das aprendizagens dos alunos. Apresentámos, ainda, sugestões para potencializar os efeitos da FPG frequentada por professores.

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Publicado

2017-09-27

Como Citar

Faria, A. R., Rocha dos Reis, P. G., & Peralta, M. H. (2017). Impactos da formação pós-graduada dos professores em escolas portuguesas. Revista Diálogo Educacional, 17(54), 1183–1206. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS06