Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
À propos
À propos de cette revue
Comité éditorial
Indexadores
Déclaration de confidentialité
Numéro courant
Archives
Soumissions
NOMINATA 2018
Instruções aos Autores
Template de Publicação
Notícias
Contact
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 18 No 59 (2018): O conceito de paradoxo na educação, na intervenção social e na formação de professores
Vol. 18 No 59 (2018): O conceito de paradoxo na educação, na intervenção social e na formação de professores
Publiée:
2018-12-18
Apresentação
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.ED01
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Bertrand Bergier, Maria Elisabeth Blanck Miguel, Peri Mesquida
992-998
PDF (Português (Brasil))
Dossiê
Antecipação e formação: o pensamento utópico e o paradoxo da formação humana
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS01
Juliano Peroza
999-1021
PDF (Português (Brasil))
O paradoxo da educação brasileira: uma relação antagônica entre o princípio de realidade e o princípio de desempenho
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS02
Adauto Lopes da Silva Filho, Fátima Maria Nobre Lopes
1022-1040
PDF (Português (Brasil))
Exposer en protégeant, un paradoxe des politiques sociales au sein des établissements sociaux et médicisociaux français
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS03
Jean-Yves Gélinier
1041-1064
PDF
O conceito de paradoxo nos campos da educação, da intervenção social e da formação de professores, especialmente no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS04
Valdir Borges, Roberto Luis Renner
1065-1085
PDF (Português (Brasil))
O logos freireano: os paradoxos da palavra que quebra o silêncio e liberta
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS05
Peri Mesquida, Abdeljalil Akkari
1086-1109
PDF (Português (Brasil))
Paradoxe et travail social
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS06
Laurent Sautereau
1110-1129
PDF
Paradoxo das políticas de formação continuada de professores da escola básica pública brasileira
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS07
Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Márcia Adriane Falat Tortato, Patrícia Correia de Paula Marcoccia
1130-1148
PDF (Português (Brasil))
Lycée nouveau départ: conduite et dispositif paradoxaux: une approche sociolinguistique du discours d’un responsable
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS08
François Gouraud, Bertrand Bergier
1149-1169
PDF
O paradoxo da educação física: uma reflexão crítica das perspectivas contraditórias na esfera escolar
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS09
Matheus Bernardo Silva
1170-1189
PDF (Português (Brasil))
Les paradoxes de l’enseignement de l’histoire au sein d’une nation multiethnique
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS10
Eric Mutabazi
1190-1221
PDF
Paradojas interculturales en la formación de profesores indígenas del pueblo Kaingang
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS11
Jorge Alejandro Santos, Cláudia Battestin, Leonel Piovezana
1222-1241
PDF (Español (España))
Quelle formation pour enseigner les paradoxes d’une action entrepreneuriale ambidextre?
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS12
Benoît Raveleau, Sihem Mammar, Paola Duperray
1242-1271
PDF
A não inovação do programa Ensino Médio inovador
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS13
Silvia Cristina Conde Nogueira, Pedro Rodolfo Fernandes da Silva, Thayná Gundin Gadelha
1272-1290
PDF (Português (Brasil))
Les directeurs d’école primaire face aux situations qu’ils jugent complexes: une approche compréhensive des stratégies doubles
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS14
Laurence Villiers-Bouthéon
1291-1311
PDF
Artigos
Escolas como espaçostempos de políticas singulares de currículo e formação
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO01
Roberto Sidnei Macedo
1312-1327
PDF (Português (Brasil))
Profissionais liberais na pós-graduação: motivações e interfaces entre campo profissional e acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO02
Gildo Volpato, Ione Ribeiro Valle, Lucídio Bianchetti
1328-1347
PDF (Português (Brasil))
Observações acerca da origem da filosofia: a educação a partir da leitura histórica
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO03
Anita Helena Schlesener
1348-1370
PDF (Português (Brasil))
Tensionamentos entre estrutura e ação na sociologia da educação contemporânea: uma leitura comparativa entre Pierre Bourdieu e François Dubet
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO04
Thiago Delaíde Das Silva, Rodrigo Marques Leistner
1371-1399
PDF (Português (Brasil))
Autonomia e autoridade científicas na educação: um campo dialógico e compreensivo
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO05
Rodrigo Avila Colla
1400-1418
PDF (Português (Brasil))
O movimento de transição da Educação Rural para Educação do Campo: contradições e tensionamentos
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO06
Silvana Cassia Hoeller, Maria Elisabeth Blanck Miguel
1419-1439
PDF (Português (Brasil))
Una política de formación docente en el marco de la recuperación democrática: el Instituto Nacional de Perfeccionamiento y Actualización docente. Argentina 1987-1989.
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO07
Myriam Southwell, Jorgelina Mendez
1440-1464
PDF (Español (España))
A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO08
Claudia Furtado de Miranda, Pura Lucia Oliver Martins, Ivana Suski Vicentin, Carlos Henrique Martins Torra
1465-1493
PDF (Português (Brasil))
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Métricas
Qualis A1
atribuído pela CAPES no quadriênio 2017-2020.
Indexadores
Sugestão de leitura
Redes Sociais
Développé par
Open Journal Systems