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Vol. 18 No 59 (2018): O conceito de paradoxo na educação, na intervenção social e na formação de professores
Vol. 18 No 59 (2018): O conceito de paradoxo na educação, na intervenção social e na formação de professores
Publiée:
2018-12-18
Apresentação
Editorial
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Bertrand Bergier, Maria Elisabeth Blanck Miguel, Peri Mesquida
992-998
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.ED01
Dossiê
Antecipação e formação: o pensamento utópico e o paradoxo da formação humana
Juliano Peroza
999-1021
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS01
O paradoxo da educação brasileira: uma relação antagônica entre o princípio de realidade e o princípio de desempenho
Adauto Lopes da Silva Filho, Fátima Maria Nobre Lopes
1022-1040
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS02
Exposer en protégeant, un paradoxe des politiques sociales au sein des établissements sociaux et médicisociaux français
Jean-Yves Gélinier
1041-1064
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS03
O conceito de paradoxo nos campos da educação, da intervenção social e da formação de professores, especialmente no Brasil
Valdir Borges, Roberto Luis Renner
1065-1085
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS04
O logos freireano: os paradoxos da palavra que quebra o silêncio e liberta
Peri Mesquida, Abdeljalil Akkari
1086-1109
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS05
Paradoxe et travail social
Laurent Sautereau
1110-1129
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS06
Paradoxo das políticas de formação continuada de professores da escola básica pública brasileira
Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Márcia Adriane Falat Tortato, Patrícia Correia de Paula Marcoccia
1130-1148
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS07
Lycée nouveau départ: conduite et dispositif paradoxaux: une approche sociolinguistique du discours d’un responsable
François Gouraud, Bertrand Bergier
1149-1169
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS08
O paradoxo da educação física: uma reflexão crítica das perspectivas contraditórias na esfera escolar
Matheus Bernardo Silva
1170-1189
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS09
Les paradoxes de l’enseignement de l’histoire au sein d’une nation multiethnique
Eric Mutabazi
1190-1221
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS10
Paradojas interculturales en la formación de profesores indígenas del pueblo Kaingang
Jorge Alejandro Santos, Cláudia Battestin, Leonel Piovezana
1222-1241
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS11
Quelle formation pour enseigner les paradoxes d’une action entrepreneuriale ambidextre?
Benoît Raveleau, Sihem Mammar, Paola Duperray
1242-1271
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS12
A não inovação do programa Ensino Médio inovador
Silvia Cristina Conde Nogueira, Pedro Rodolfo Fernandes da Silva, Thayná Gundin Gadelha
1272-1290
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS13
Les directeurs d’école primaire face aux situations qu’ils jugent complexes: une approche compréhensive des stratégies doubles
Laurence Villiers-Bouthéon
1291-1311
PDF
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS14
Artigos
Escolas como espaçostempos de políticas singulares de currículo e formação
Roberto Sidnei Macedo
1312-1327
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO01
Profissionais liberais na pós-graduação: motivações e interfaces entre campo profissional e acadêmico
Gildo Volpato, Ione Ribeiro Valle, Lucídio Bianchetti
1328-1347
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO02
Observações acerca da origem da filosofia: a educação a partir da leitura histórica
Anita Helena Schlesener
1348-1370
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO03
Tensionamentos entre estrutura e ação na sociologia da educação contemporânea: uma leitura comparativa entre Pierre Bourdieu e François Dubet
Thiago Delaíde Das Silva, Rodrigo Marques Leistner
1371-1399
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO04
Autonomia e autoridade científicas na educação: um campo dialógico e compreensivo
Rodrigo Avila Colla
1400-1418
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO05
O movimento de transição da Educação Rural para Educação do Campo: contradições e tensionamentos
Silvana Cassia Hoeller, Maria Elisabeth Blanck Miguel
1419-1439
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO06
Una política de formación docente en el marco de la recuperación democrática: el Instituto Nacional de Perfeccionamiento y Actualización docente. Argentina 1987-1989.
Myriam Southwell, Jorgelina Mendez
1440-1464
PDF (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO07
A formação continuada dos professores da educação básica no contexto de um projeto político-pedagógico de matriz transdisciplinar
Claudia Furtado de Miranda, Pura Lucia Oliver Martins, Ivana Suski Vicentin, Carlos Henrique Martins Torra
1465-1493
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.AO08
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