Vol. 21 Núm. 69 (2021): Memórias, museus e educação: reflexões e possibilidades didáticas na história ensinada

As concepções, reflexões e possibilidades didáticas sobre as pesquisas acerca das interrelações entre memória, museus e educação envidam ao diálogo das diferentes áreas de conhecimentos, que envolvem a educação formal e a não formal. A memória, analisada como vivências e experiências coletivas, pode ser ressignificada no tempo presente, tendo em vista as reflexões e dimensões educativas.

Publicado: 2021-05-10

Apresentação

  • Apresentação

    Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.AP01

Dossiê

  • Ação educativa e prática social: possibilidades didáticas em museus de ciências

    Jully Anne Almeida Lima, José Roberto da Rocha Bernardo
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS01
  • A potencialidade dos museus de artes na formação de professores

    Cristina Carvalho, Monique Gewerc
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS02
  • Museu dos Dinossauros: perspectivas da museologia social sob lentes e vozes da comunidade do entorno

    Maria Betânia Moreira Carvalho Silva, Pedro Donizete Colombo Junior
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS03
  • O Museu como memórias plurais e resistência cultural no Ensino de História

    Janaína Cardoso de Mello, Priscila Maria de Jesus
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS04
  • A educação estética no espaço expositivo do Museu de História e de Ciência – Lisboa, Portugal

    Katia Franklin da Silva, Vania Konell, Gesiele Reis
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS05
  • Educação Histórica: o Museu e a importância da história local no ensino de História

    Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde, Elcimar Simão Martins
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS06
  • A expografia do meio ambiente no museu de história natural: epistemologia, história e educação

    Iván Borroto Rodríguez, Marilia Adrade Torales-Campos
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS07
  • Patrimônio cultural e história das mulheres: reflexões e possibilidades didáticas

    Jaqueline Ap. Martins Zarbato
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS08
  • Memória e história: atravessamentos com a arte e a educação

    Carin Cristina Dahmer, Ana Cláudia Barin
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS09
  • Educação para as relações étnico-raciais: o projeto Museu de História e Cultura Afro na escola

    Vanessa Gomes de Castro, Thiago Rodrigues Tavares
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS10
  • No entrecruzar da História, Patrimônio e Educação Étnico- Racial — Uma experiência decolonial possível na Educação de São José

    Janaina Amorim da Silva, Mylene Silva de Pontes, Elison Antonio Paim
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS11

Artigos