A potencialidade dos museus de artes na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS02

Resumo

Partindo do pressuposto de que experiências com a Arte podem contribuir para a construção do simbólico, para a transformação do olhar, da atitude, do lugar do sujeito na sociedade, os museus de arte se configuram em espaços potentes para propiciar experiências sensíveis e contribuir para a autoria docente. O objetivo central da pesquisa parcialmente aqui apresentada é compreender se o que os museus da cidade do Rio de Janeiro oferecem aos professores contribui para sua formação estética e cultural. Para que o professor veja o museu como espaço de formação profissional e cultural, é necessário um convite do museu, um encorajamento aliado à liberdade para que o sujeito crie seus próprios significados. O instrumento metodológico utilizado para a produção dos dados aqui apresentados foi a entrevista semiestruturada. Foram entrevistados educadores museais de cinco museus da cidade do Rio de Janeiro. O texto traz uma reflexão sobre conceitos centrais da temática e um recorte das entrevistas que expressam a compreensão dos educadores sobre a concepção de educação museal e como se desenvolvem as atividades com professores nas instituições. O resultado parcial da pesquisa aponta que os museus de arte, apesar de seu histórico elitista, têm desenvolvido ações com professores em que a singularidade dos sujeitos visitantes, sua cultura, história e expectativas são consideradas em uma perspectiva dialógica, participativa, crítica e democrática. A educação assume uma perspectiva integral e a visita ao museu é vista como uma experiência transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Educação-PUC-Rio. Diretora do Departamento de Educação da PUC-Rio. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI) e do Curso de Especialização em Educação Infantil (PUC-Rio). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação não formal, museus, cultura, educação infantil, formação de professores.

Monique Gewerc, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutoranda em Educação (PUC-Rio), Mestre em Educação (PUC-Rio), Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio). Psicopedagoga clínica e institucional (Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro (CEPERJ). Graduada em Pedagogia (UFRJ), integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Museus, Cultura e Infância (GEPEMCI/PUC-Rio).

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Carvalho, C., & Gewerc, M. (2021). A potencialidade dos museus de artes na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS02