Educação para as relações étnico-raciais: o projeto Museu de História e Cultura Afro na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS10

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o projeto “Museu de História e Cultura Afro”, visando refletir sobre as suas possibilidades didáticas no que tange à educação para as relações étnico-raciais. O projeto consistiu na simulação de uma exposição museológica, sendo desenvolvido em uma escola pública da Rede Estadual de Minas Gerais, reunindo objetos e imagens que fazem parte da história e da cultura da população negra. O projeto contou com a participação de professores, estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e comunidade escolar, que emprestaram os objetos expostos. Diante disso, buscou-se refletir sobre como a simulação de uma exposição museológica na escola pode contribuir didaticamente para o ensino da história e cultura afro. Assim, argumenta-se sobre o potencial educativo dos museus, os quais se configuram como espaços de memórias, conflitos e silenciamentos; as possibilidades dos museus concernentes à educação para as relações étnico-raciais; a simulação de exposições museológicas na escola e suas possibilidades didáticas. Conclui-se que metodologias ativas, criativas e participativas, como a simulação de museus juntos aos alunos da educação básica, mostram-se promissoras nos processos de ensino e aprendizagem, envolvendo motivação, colaboração, seleção, interpretação, comparação, organização e prática, ou seja, capacidades múltiplas, indispensáveis na formação de qualidade dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Gomes de Castro

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO/UFJF). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Social pela UFJF. Especialista em Promoção da Igualdade Racial na Escola pela UFOP. Atualmente é professora no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, campus Araçuaí.

Thiago Rodrigues Tavares

Doutorando em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGHIS/UFJF). Mestre em Ciência da Religião pela UFJF. Especialista em Promoção da Igualdade Racial na Escola pela UFOP.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Castro, V. G. de, & Tavares, T. R. (2021). Educação para as relações étnico-raciais: o projeto Museu de História e Cultura Afro na escola. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS10