O Museu como memórias plurais e resistência cultural no Ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS04

Resumo

A visão dos museus como um espaço que, junto com as escolas, proporciona a educação tem pautado as discussões e o desenvolvimento de teorias e práticas dentro da Museologia e da Educação. Destaca-se o papel do historiador e do museólogo no gerenciamento dessas memórias, identidades e histórias para a compreensão do museu como um espaço para discussão e provocação de leituras outras que passam pelas formas de resistência cultural. O século XXI tem sido marcado pelo rápido acesso à informação, impulsionado pelo desenvolvimento da internet, o que permite não apenas aos usuários, mas também aos geradores de informação, como os museus, lançar um novo olhar para autores e teorias que suscitam as práticas dentro e fora dos museus. A construção da discussão do artigo teve por metodologia a pesquisa qualitativa, como forma de compreender o universo pesquisado e, por método, baseou-se no descritivoanalítico, para interpretação das fontes levantadas e dos fenômenos discutidos. Concluise que é necessária uma maior abertura nas discussões que levem em questão as particularidades locais e regionais nas construções de arcabouços teóricos e sua aplicação prática em museus e formas de colaboração com espaços educacionais, como as escolas e seus professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Cardoso de Mello, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOUTORA em História Social (UFRJ) e Pós-Doutoranda em Estudos Culturais (PACC-UFRJ), Mestra em Turismo (PPMTUR-IFS) e Mestra em Memória Social (UNIRIO), Aluna do Máster en Museología y Gestión de Museos (IBEROMUS), Professora Adjunta de História (UFS), Membro do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS-CNPq). Coordenadora do TecnoHistory/UFS - Laboratório de Tecnologia Digital no Ensino de História e Patrimônio Cultural.

Priscila Maria de Jesus, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Bacharelado em Museologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Mestrado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestranda em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe (PPGPI/UFS). Professora Adjunta III do Departamento de Museologia, da Universidade Federal de Sergipe (2012 - atual), Coordenadora do Laboratório de Expografia - LabExpo (2013 - atual), Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano - GEMPS (2017 - atual).

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Mello, J. C. de, & Jesus, P. M. de. (2021). O Museu como memórias plurais e resistência cultural no Ensino de História. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS04