Vol. 21 No. 69 (2021): Memórias, museus e educação: reflexões e possibilidades didáticas na história ensinada

As concepções, reflexões e possibilidades didáticas sobre as pesquisas acerca das interrelações entre memória, museus e educação envidam ao diálogo das diferentes áreas de conhecimentos, que envolvem a educação formal e a não formal. A memória, analisada como vivências e experiências coletivas, pode ser ressignificada no tempo presente, tendo em vista as reflexões e dimensões educativas.

Published: 2021-05-10

Editorial

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.AP01
    Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira

Dossier

  • Ação educativa e prática social: possibilidades didáticas em museus de ciências

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS01
    Jully Anne Almeida Lima, José Roberto da Rocha Bernardo
  • A potencialidade dos museus de artes na formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS02
    Cristina Carvalho, Monique Gewerc
  • Museu dos Dinossauros: perspectivas da museologia social sob lentes e vozes da comunidade do entorno

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS03
    Maria Betânia Moreira Carvalho Silva, Pedro Donizete Colombo Junior
  • O Museu como memórias plurais e resistência cultural no Ensino de História

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS04
    Janaína Cardoso de Mello, Priscila Maria de Jesus
  • A educação estética no espaço expositivo do Museu de História e de Ciência – Lisboa, Portugal

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS05
    Katia Franklin da Silva, Vania Konell, Gesiele Reis
  • Educação Histórica: o Museu e a importância da história local no ensino de História

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS06
    Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde, Elcimar Simão Martins
  • A expografia do meio ambiente no museu de história natural: epistemologia, história e educação

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS07
    Iván Borroto Rodríguez, Marilia Adrade Torales-Campos
  • Patrimônio cultural e história das mulheres: reflexões e possibilidades didáticas

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS08
    Jaqueline Ap. Martins Zarbato
  • Memória e história: atravessamentos com a arte e a educação

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS09
    Carin Cristina Dahmer, Ana Cláudia Barin
  • Educação para as relações étnico-raciais: o projeto Museu de História e Cultura Afro na escola

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS10
    Vanessa Gomes de Castro, Thiago Rodrigues Tavares
  • No entrecruzar da História, Patrimônio e Educação Étnico- Racial — Uma experiência decolonial possível na Educação de São José

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.DS11
    Janaina Amorim da Silva, Mylene Silva de Pontes, Elison Antonio Paim

Articles