Século XXI e desigualdades nas condições de trabalho docente na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.AO04

Resumo

Fundamental para a expansão do sistema de educação superior, o processo de diversificação institucional tem gerado um interesse cada vez mais amplo dentro dos estudos sobre desigualdades. Nesse quadro, este artigo analisa as políticas educacionais desenvolvidas desde meados da década de 1990 e suas implicações para as condições de trabalho dos professores da educação superior. Foram usados os microdados do Censo da Educação Superior para dimensionar o crescimento do mercado para docência, as mudanças no perfil da qualificação e da contratação docente. Foi possível observar que, mesmo com o crescimento do número de profissionais e melhorias na qualificação, a precarização é uma realidade que estratifica os professores em torno, de um lado, de docentes centrais, mais qualificados e com garantia mais ampla de direitos trabalhistas e, de outro, de docentes periféricos, vinculados a instituições articuladas ao mercado e voltadas (quase exclusivamente) para a atividade de ensino. Tal disposição alerta para consequências de reformas administrativas com viés de mercado que intensificam o estrangulamento do orçamento público, impactam a educação superior e, particularmente, as condições de trabalho docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hustana Maria Vargas, Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF)

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGE-UFF), onde lidera o Laboratório sobre Acesso e Permanência na Universidade - LAP/UFF. Vice-Coordenadora do PPGE-UFF entre 2015 e 2017. Membro titular do Comitê Científico do GT de Sociologia da Educação da ANPEd. Avaliadora INEP para Educação Superior. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, Sociologia das Profissões e Democratização do Ensino Superior. Graduada em Ciências Sociais (UFMG, 1983) e em Direito (PUC-Minas, 1983), mestre em Ciências Jurídicas (PUC-Rio, 1988) e em Educação (PUC-Rio, 1998) e doutora em Ciências Humanas - Educação (PUC-Rio, 2008).

Carolina Zuccarelli, Professora adjunta do departamento de sociologia da Universidade Federal Fluminense (GSO/UFF) e do Programa de pós graduação em sociologia da UFF (PPGS/UFF)

Professora adjunta do departamento de sociologia da Universidade Federal Flunimense (GSO/UFF) e do Programa de pós-graduação em sociologia (PPGS/UFF).É coordenadora do Grupo de estudos sobre desigualdades estruturantes (Desestrutura). Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), Pós-graduação em Políticas Públicas e Uso do Solo Urbano (IPPUR/UFRJ), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e Doutorado em Sociologia (PPGSA/UFRJ). Desenvolve estudos na área de sociologia da educação, com ênfase nos estudos sobre desigualdades e estratificação social.

Gabriela de Souza Honorato, Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação

Possui Graduação (2002) e Licenciatura em Ciências Sociais (2004), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Sociologia pela UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação e Vice-Coordenadora do LEPES - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, da Faculdade de Educação da UFRJ. Áreas de pesquisa: Sociologia da Educação; Sociologia do Ensino Superior; Produção e Efeitos das Desigualdades Sociais.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Vargas, H. M., Zuccarelli, C., & Honorato, G. de S. (2021). Século XXI e desigualdades nas condições de trabalho docente na educação superior. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.AO04