Vol. 15 Núm. 44 (2015): Políticas de avaliação na formação de professores

Publicado: 2015-07-13

Dossiê

  • Quelle évaluation pour quelle politique de formation continue en Suisse ?

    Isabel Voirol-Rubido
    17-35
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS01
  • Uso de dados de avaliações externas por redes municipais de educação paulistas

    Sandra Zákia Sousa, Angela Maria Martins, Cláudia Oliveira Pimenta, Ione Ishii, Mauro Pedro dos Santos
    37-60
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS02
  • Avaliação da Educação Superior: limites e possibilidades do Núcleo Docente Estruturante

    Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Sirley Filipak Filipak
    61-87
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS03
  • A AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O CASO PAULISTA

    Andréia da Cunha Malheiros Santana, José Carlos Rothen
    89-110
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS04
  • POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

    Elis Regina dos Santos Viegas, Elisangela Alves da Silva Scaff
    111-131
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS05
  • CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: DUAS FACES DA MESMA MOEDA NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL

    Ana Maria Eyng
    133-155
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS06
  • AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)

    Magaly Quintana Pouzo Minatel, Sandra Mara Castro dos Santos, Sandra Regina Kirchner Guimarães
    157-172
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS07
  • POLÍTICAS DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: POR QUE AVALIAR?

    Maria Lourdes Gisi, Romilda Teodora Ens
    173-193
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS08

Artigos

  • CLIMAS DE FORMAÇÃO: CONSTRUÇÃO DE UM QUADRO CONCEITUAL ADEQUADO AO ESTUDO DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Leanete Thomas Dotta, Amélia Lopes
    197-221
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.AO01
  • OS USOS DOS TEMPOS NO COTIDIANO ESCOLAR

    Luciana Pacheco Marques, Cristiane Elvira de Assis Oliveira, Sandrelena da Silva Monteiro
    223-243
    DOI: https://doi.org/10.7213//dialogo.educ.14.043.AO02
  • PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO: A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

    Ramon de Oliveira
    245-266
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.AC03
  • SIGNIFICADOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES E ALUNOS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA SALAS DE APOIO À APRENDIZAGEM NO ESTADO DO PARANÁ

    Francismara Neves de Oliveira, Carlos Toscano
    267-291
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.AC04

Apresentação

  • Editorial

    Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Ana Maria Eyng
    9-14
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.ED01

Documentos

  • Os bastidores do Sinaes

    Gladys Beatriz Barreyro, Dilvo Ilvo Ristoff
    295-344
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DC01
  • JUSTESSE ET JUSTICE DE L’ACTION PUBLIQUE DANS LE CHAMP SCOLAIRE. ENJEU D’ÉCHELLES OU CONFLIT DE PRINCIPES

    Marc-Henry Soulet
    345-353
    DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DC02

Traduções

  • EVALUATION OF HIGHER EDUCATION: LIMITS AND POSSIBILITIES OF THE STRUCTURING TEACHING CORE

    Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Sirley Terezinha Filipak
    61-87
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v15i44.5101
  • THE EXTERNAL EVALUATION OF SCHOOLS AND THE ONGOING TEACHER EDUCATION: THE CASE OF THE STATE OF SÃO PAULO

    Andréia da Cunha Malheiros Santana, José Carlos Rothen
    89-110
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v15i44.5062
  • POLICIES FOR EDUCATIONAL EVALUATION OF CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS

    Elis Regina dos Santos Viegas, Elisangela Alves da Silva Scaff
    111-131
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v15i44.5071
  • ASSESSMENT OF TEACHERS WITHIN THE NATIONAL PACT FOR LITERACY AT THE CORRECT AGE (PNAIC)

    Magaly Quintana Pouzo Minatel, Sandra Mara Castro dos Santos, Sandra Regina Kirchner Guimarães
    157-172
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v15i44.5086
  • ACCESS POLICIES TO HIGHER EDUCATION: WHY ASSESS?

    Maria Lourdes Gisi, Romilda Teodora Ens
    173-193
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v15i44.5095
  • EDUCATION CLIMATES: CONSTRUCTION OF A CONCEPTUAL FRAMEWORK SUITABLE TO STUDY THE TRAINING OF PROFESSIONALS IN HIGHER EDUCATION

    Leanete Thomas Dotta, Amélia Lopes
    197-221
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v15i44.5110
  • TIME MANAGEMENT IN SCHOOL

    Luciana Pacheco Marques, Cristiane Elvira de Assis Oliveira, Sandrelena da Silva Monteiro
    223-243
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v15i44.5122
  • PRECARIOUSNESS OF LABOR: THE FUNCTION OF PROFESSIONAL EDUCATION

    Ramon de Oliveira
    245-266
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v15i44.5137
  • MEANINGS PRODUCED BY TEACHERS AND STUDENTS INVOLVED ON A LEARNING SUPPORT PROGRAM IN THE STATE OF PARANÁ

    Francismara Neves de Oliveira, Carlos Toscano
    267-291
    DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v15i44.5143