Uso de dados de avaliações externas por redes municipais de educação paulistas

Autores

  • Sandra Zákia Sousa Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Educação, São Paulo SP, Brasil
  • Angela Maria Martins Fundação Carlos Chagas (FCC) São Paulo, SP, Brasil Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) São Paulo, SP, Brasil
  • Cláudia Oliveira Pimenta Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Educação, São Paulo, SP, Brasil
  • Ione Ishii Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Educação, São Paulo, SP, Brasil
  • Mauro Pedro dos Santos Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS02

Resumo

Este artigo apresenta resultados de estudo que teve como propósito explorar eventuais usos de resultados de avaliações externas para a gestão da escola básica, em cinco redes municipais de educação no estado de São Paulo. A pesquisa apresentava o propósito de identificar e analisar a visão de coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental sobre possíveis usos dos resultados das avaliações externas no trabalho pedagógico, especialmente na coordenação pedagógica e na atuação dos professores das escolas sob sua coordenação. As opiniões dos coordenadores foram coletadas por meio de questões elaboradas em escala Likert, com informações sobre seu perfil de formação, trajetória profissional e usos dos resultados das avaliações. Os resultados revelam crescente valorização das avaliações externas no desenvolvimento de práticas pedagógicas nas redes municipais de ensino estudadas.

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Publicado

2015-07-13

Como Citar

Zákia Sousa, S., Martins, A. M., Oliveira Pimenta, C., Ishii, I., & dos Santos, M. P. (2015). Uso de dados de avaliações externas por redes municipais de educação paulistas. Revista Diálogo Educacional, 15(44), 37–60. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS02