Vol. 17 Núm. 53 (2017): EDUCERE

Suplemento. Dossiê com artigos do evento EDUCERE realizado em 2015.
Publicado: 2017-08-25

Dossiê

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMPLEXIDADE E TRABALHO DOCENTE

    Bernardete Angelina Gatti
    721-737
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO01
  • Desafios da formação de professores

    Clarilza Prado de Sousa
    739-756
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO02
  • Escolas e professores no séc XXI: exigências, desafios, compromissos e respostas

    Ariana Cosme
    757-776
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO03
  • O ENSINO UNIVERSITÁRIO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: CONTRIBUTO PARA UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS CURRICULARES COMO DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS

    Rui Trindade
    777-795
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO04
  • ÉTICA E COMPLEXIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Ana Paula Caetano
    797-821
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO05
  • MESTRADO PROFISSIONAL E MESTRADO ACADÊMICO: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS

    Marli André
    823-841
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO06
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR E CURRÍCULO: UMA ABORDAGEM CULTURAL.

    Geyso Germinari, Daniela Pedroso
    843-865
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO07
  • OS DESAFIOS DO CONCEITO DE EXPERIÊNCIA PARA PENSAR A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

    Lúcia Villas Bôas
    867-887
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO08
  • PROMOVER A CONVIVIALIDADE ESCOLAR: O FOCUS GROUP COMO MEIO DE FORMAÇÃO

    Marcelo Melim, Beatriz Pereira, Amália Rebolo
    889-908
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO09
  • ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Patrícia Meyer, Ricardo Contreras
    909-935
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO10
  • A AGENDA INTERNACIONAL PARA EDUCAÇÃO 2030: CONSENSO “FRÁGIL” OU INSTRUMENTO DE MOBILIZAÇÃO DOS ATORES DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI?

    Abdeljalil Akkari
    937-958
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO11
  • DA EPISTEMOLOGIA CLÁSSICA DA EDUCAÇÃO À INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

    Rita Vieira Figueiredo, Lindomar Wessler Boneti, Jean-Robert Poulin
    959-977
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO12
  • Gestão da educação na perspectiva dos Direitos Humanos: garantias de possibilidades

    Naura Syria Carapeto Ferreira
    979-998
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO13
  • Convergências teóricas em representações sociais e seu aporte para o estudo de políticas docentes

    Adelina Novaes, Maria de Lourdes Ornellas, Romilda Teodora Ens
    999-1015
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO14
  • Reflexiones sobre la enseñanza de la política educativa y la formación de investigadores en el campo

    César Tello
    1017-1050
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO15

Apresentação

  • Editorial

    Romilda Teodora Ens, Marilda Aparecida Behrens
    711-718
    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.ED01