Escolas e professores no séc XXI: exigências, desafios, compromissos e respostas

Ariana Cosme

Resumo


A reflexão que se propõe neste texto constrói-se a partir da identificação de diversos tipos de discursos que se têm vindo a produzir sobre a ação docente e as possibilidades dos professores encontrarem um sentido para a profissão que abraçaram. Após se caraterizar os diferentes tipos de discursos identificados, reflete-se sobre os pressupostos e as implicações dos mesmos, denunciando-se equívocos e afirmando-se as potencialidades das narrativas que enfatizam a reflexividade docente como condição e suporte de um projeto de afirmação profissional congruente com os desafios e as exigências curriculares e pedagógicas das escolas do século XXI.


Palavras-chave


Identidade profissional docente. Ação docente. Reflexividade docente

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO03

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Editora Universitária Champagnat