Escolas e professores no séc XXI: exigências, desafios, compromissos e respostas

Autores/as

  • Ariana Cosme Universidade do Porto, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO03

Palabras clave:

Identidade profissional docente. Ação docente. Reflexividade docente

Resumen

A reflexão que se propõe neste texto constrói-se a partir da identificação de diversos tipos de discursos que se têm vindo a produzir sobre a ação docente e as possibilidades dos professores encontrarem um sentido para a profissão que abraçaram. Após se caraterizar os diferentes tipos de discursos identificados, reflete-se sobre os pressupostos e as implicações dos mesmos, denunciando-se equívocos e afirmando-se as potencialidades das narrativas que enfatizam a reflexividade docente como condição e suporte de um projeto de afirmação profissional congruente com os desafios e as exigências curriculares e pedagógicas das escolas do século XXI.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-08-25

Cómo citar

Cosme, A. (2017). Escolas e professores no séc XXI: exigências, desafios, compromissos e respostas. Revista Diálogo Educacional, 17(53), 757–776. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO03

Número

Sección

Dossiê