Vol. 17 No 53 (2017): EDUCERE

Suplemento. Dossiê com artigos do evento EDUCERE realizado em 2015.
Publiée: 2017-08-25

Dossiê

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMPLEXIDADE E TRABALHO DOCENTE

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO01
    Bernardete Angelina Gatti
    721-737
  • Desafios da formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO02
    Clarilza Prado de Sousa
    739-756
  • Escolas e professores no séc XXI: exigências, desafios, compromissos e respostas

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO03
    Ariana Cosme
    757-776
  • O ENSINO UNIVERSITÁRIO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO: CONTRIBUTO PARA UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS CURRICULARES COMO DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO04
    Rui Trindade
    777-795
  • ÉTICA E COMPLEXIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO05
    Ana Paula Caetano
    797-821
  • MESTRADO PROFISSIONAL E MESTRADO ACADÊMICO: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO06
    Marli André
    823-841
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR E CURRÍCULO: UMA ABORDAGEM CULTURAL.

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO07
    Geyso Germinari, Daniela Pedroso
    843-865
  • OS DESAFIOS DO CONCEITO DE EXPERIÊNCIA PARA PENSAR A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO08
    Lúcia Villas Bôas
    867-887
  • PROMOVER A CONVIVIALIDADE ESCOLAR: O FOCUS GROUP COMO MEIO DE FORMAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO09
    Marcelo Melim, Beatriz Pereira, Amália Rebolo
    889-908
  • ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO10
    Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Patrícia Meyer, Ricardo Contreras
    909-935
  • A AGENDA INTERNACIONAL PARA EDUCAÇÃO 2030: CONSENSO “FRÁGIL” OU INSTRUMENTO DE MOBILIZAÇÃO DOS ATORES DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI?

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO11
    Abdeljalil Akkari
    937-958
  • DA EPISTEMOLOGIA CLÁSSICA DA EDUCAÇÃO À INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO12
    Rita Vieira Figueiredo, Lindomar Wessler Boneti, Jean-Robert Poulin
    959-977
  • Gestão da educação na perspectiva dos Direitos Humanos: garantias de possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO13
    Naura Syria Carapeto Ferreira
    979-998
  • Convergências teóricas em representações sociais e seu aporte para o estudo de políticas docentes

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO14
    Adelina Novaes, Maria de Lourdes Ornellas, Romilda Teodora Ens
    999-1015
  • Reflexiones sobre la enseñanza de la política educativa y la formación de investigadores en el campo

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO15
    César Tello
    1017-1050

Apresentação

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.ED01
    Romilda Teodora Ens, Marilda Aparecida Behrens
    711-718